Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de junho de 2015




Couve-flor, brócolis e couve-manteiga são vegetais que fazem parte do grupo das crucíferas. Eles apresentam muitos benefícios para a saúde e são considerados alimentos funcionais. Esses vegetais são ricos em fibras, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio) e vitaminas (E, K e C), além de apresentarem baixo teor calórico e serem fontes de luteína, betacaroteno, quercetina e antioxidantes. 

Outro importante benefício dessa família é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena. Estudos apontam que o ácido indol-3-carbinol encontrado nesses vegetais tem a capacidade de neutralizar as células tumorais sensíveis ao hormônio estrógeno, como os do ovário, mama e próstata. 

Recentemente, um estudo da Universidade Chungbuck, na Coréia do Sul, publicado pelo periódico científico Obesity, mostrou que esses vegetais também atuam contra o ganho de peso e ajudam no combate à obesidade. Os pesquisadores observaram que as substâncias dos vegetais interferem no desenvolvimento dos adipócitos, que controlam o aumento das células de gordura, sendo capaz de parar o processo que faz com que esse grupo celular cresça e se multiplique. 

Além de todos esses benefícios, cada um dos vegetais que fazem parte das crucíferas possuem benefícios particulares e devem ser consumidos em uma dieta balanceada. 

Brócolis: é um dos vegetais mais nutritivos. O mais indicado é comê-lo cru em saladas ou preparados no vapor. Possui glucorafanina, que ajuda nas propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo, além das propriedades anti-inflamatórias. É também excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajudam na regulação da pressão arterial. 

Couve: ingrediente importante nos diversos pratos dos brasileiros, ela também ajuda a fixar o cálcio nos ossos e possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Possui uma variedade grande de vitaminas e minerais que, combinados aos fotoquímicos presentes na folha, ajudam na absorção dos nutrientes dos outros alimentos da refeição. 

Couve-flor: excelente fonte de vitaminas, como as vitaminas B1, B2, B3 e B6, e vitaminas C, K e E. Além disso, ela fornece os minerais essenciais como magnésio, cálcio, fósforo, potássio e manganês. 

Couve de Bruxelas: rica em fitonutrientes, que ajudam o sistema imunológico, e alto teor de fibras, que reduz o colesterol. Estudos recentes também apontam que alguns compostos desse vegetal bloqueiam a atividade de enzimas sulphotransferase, que podem ser prejudiciais para saúde e a estabilidade do DNA. 

Repolho: rico em fibras, o vegetal é ótimo para digestão e possui nutrientes que ajudam na saúde do revestimento intestinal e do estômago. O repolho ainda auxilia os níveis de bactérias no intestino, reduzindo as ruins e aumentando as boas. 



Alimentos de "calorias negativas":

Estes alimentos consomem mais calorias em seu organismo do que eles lhe trazem. Isso acontece porque nosso corpo consome energia para digerir os alimentos e, alguns deles, demandam mais calorias do corpo para digeri-los do que as calorias que eles contem.
Quer saber quais são? Vamos lhe dar uma pequena lista, mas não se esqueça que é preciso manter uma alimentação equilibrada e variada para lhe manter em forma e com saúde, com um sorriso.
Alimentos de baixa caloria que você pode comer em caso daquela vontade de lambiscar, sem que você corra risco de ganhar algumas graminhas. Veja nossa lista de 10 deles...
Os Aspargos
Os aspargos contêm antioxidantes de boa qualidade e trazem 20 calorias por 100 g. A ponta que adoramos é a parte do aspargo que é mais rica em minerais. Para aproveitar seus benefícios é preferível cozinhá-los em pouca água.
O Pepino
Ele é constituído de 95% de água e contém uma bela quantidade de antioxidante para nos ajudar a neutralizar os radicais livres que atacam nossas células. Ele tem 16 calorias para cada 100 g. Ele é além do mais super-refrescante em nossas saladas.
A Couve-flor
Com suas 25 calorias por 100 g, compreendemos melhor a tendência atual de utilizá-la de forma incomum, para realizar uma base de massa de pizza, por exemplo. Comê-la crua ou ligeiramente cozida, lhe dará rapidamente uma sensação de saciedade.
O Aipo
O aipo branco é constituído de 75% de água, o resto são fibras. Ele é rico em sódio e potássio e tem 16 calorias por 100 g. Tenro e crocante, ele é ideal na hora do aperitivo mergulhado num molho de iogurte, para evitar se jogar em cima de um potinho de amendoins.
As Carnes magras
As carnes magras são excelentes fontes de proteínas. O organismo queima mais energia para digerir as proteínas de carne, além do mais você ficará saciado por um bom tempo.
À escolha, sem comer a gordura ou a pele você tem:
Filé de porco - 145 Cal/100 g
Peito de frango - 175 Cal/100 g
Coxa de peru - 144 Cal/100 g
Carne de boi -140 Cal/100 g
Os Tomates
Com seus antioxidantes e licopeno, o tomate é aconselhado para conservar a linha e poderia contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares. Para aproveitar todos os seus benefícios, é aconselhável comer com um fiete de azeite. Com 18 Cal/100 g, porque se privar?
 O Mamão
O mamão com suas 43 Cal/100 g é não apenas ideal para quebrar a vontade de lambiscar, mas também para sua saúde. De fato, ele é rico em fibras e uma alimentação rica em fibras está associada a um menor risco de câncer do cólon. Mas cuidado, se você tem uma alergia ao látex, o mamão faz parte dos alimentos potencialmente associados a esta alergia.
A Maçã
As maçãs sim, mas qualquer uma: as maçãs verdes! Se elas não são verdadeiramente ricas em calorias negativas, elas são ricas em fibras e dão rapidamente a sensação de saciedade. Com 52 Cal/100 g, ela é uma boa aliada do seu regime.
O Café
Uma boa maneira de começar o dia é com um café preto, sem colocar açúcar é claro! O café estimula a queima das gorduras e contém 0 calorias. Com seu teor de cafeína, você terá uma grande energia por todo o dia.

A Pimenta Chili e Malagueta 
Não grite: "está doido"! Não é uma brincadeira, desde que você consiga comer a pimenta, é claro! Com suas 40 Cal/100 g, ela queima tanto a boca quanto as calorias, as pimentas são alimentos termogênicos. Se você gosta de pratos bem picantes, não hesite em colocar algumas pitadas ou gotinhas...