sábado, 22 de dezembro de 2012
DIETETICA CHINESA PARA O VERÃO – SOL E CALOR = VIDA!
Perguntas para este blog = vlarj@terra.com.br
Vera Assunção
Nutricionista DVST/UFRJ/CRN 4 - RJ
É a hora de atender aquilo que o corpo pede com consciência de estar fazendo o correto, segundo a filosofia da Medicina Chinesa. Entender esta mensagem é o mesmo parâmetro que usamos para escolher a roupa certa para a temperatura que começa a apresentar-se. Os alimentos e suas preparações também devem estar de acordo e equilibradas. A finalidade é uma só manter em harmonia corpo, mente e a digestibilidade que cada estação do ano requer. O Qi (lê-se Tchi) é o DNA ancestral que todos nós herdamos, uma energia que fica guardada nos rins, ao longo de toda a nossa vida, faz parte do material genético que carregamos e transferimos de geração para geração. A escolha certa dos alimentos em cada fase do ano, no que se referem a cores, texturas, sabores irá refletir-se por todos os outros dias do ano, garantindo ao organismo esta reserva de energia, caso contrário um desequilíbrio é causa freqüente da profusão de doenças que acometem as pessoas nos dias de hoje.
A dietética chinesa é um conjunto de conhecimentos milenares que foram suprimidos durante bastante tempo, no período da Revolução Chinesa, e que agora começam a ressurgir pelas mãos de nutricionistas e médicos, que estão resgatando e aplicando esta técnica natural. Esta prática analisa a estação do ano, clima, idade, sexo, perfil energético de cada um e o fator emocional também pesa na hora de aplicar este modelo alimentar a cada um individualmente.
Entender a fórmula desta corrente alimentar não é difícil, basta estar atento a própria natureza e ela mostra o caminho a ser seguido de diferentes formas, mas com objetivo único, equilíbrio alimentar sempre!. Pela dietética chinesa, todos os alimentos são permitidos uma vez que possuam sua carga energética alimentando o Qi de cada um deles, outros princípios que também são comuns e observados na alimentação oriental, é não abusar nem excluir nenhum alimento, montar um prato variado, colorido, fresco e natural; mastigar bem os alimentos para aproveitar plenamente a comida e uma digestão perfeita; evitar grandes intervalos entre as grandes refeições (almoço e jantar), para não deixar o organismo sem energia. Momento de:
•Hidratar-se;
•Tonificar as energias do coração e do Intestino Delgado.
SINAL VERDE:
•Época do cru, das frutas, dos sucos naturais e muita... muita ÁGUA !!!!!;
•Saladas cruas no almoço e jantar;
•Durante o dia, coma frutas frescas como: maçã, melão, melancia, mamão (um quadrado perfeito as frutas da letra M), figo, laranja, pêra, uva, ameixa, amora e abacaxi;
•É hora do amargo, presente na couve, chicória, escarola, centeio e alface e das flores como: brócolis, couve-flor e alcachofra;
•Prefira carnes brancas e temperos refrescantes como: hortelã, sálvia e orégano;
•Não deixe faltar o vermelho nesta “dieta”. Vá de melancia, beterraba, tomate e acerola;
•Inclua neste cardápio chá verde, flor de jasmim, de carqueja, hortelã, capim-limão e flor do abacaxi com hortelã.
UMA ÓTIMA DICA:
Se o calor for intenso, coloque folhas de hortelã na água e deixe algumas horas antes de beber.
SINAL VERMELHO:
•Cuidado com os alimentos gordurosos, frituras, café, chocolate, amêndoas,, castanha, noz, amendoim, coco, manteiga, margarina, curry, pimentas, gengibre, bebidas alcoólicas, frutas
desidratadas e carnes vermelhas. Evite o uso de alho que é um tempero que aquece o organismo.
ATENÇÃO:
O tabaco é quente. Então o fumo que é um dos venenos que a humanidade ainda padece, no verão provoca um efeito devastador ainda maior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.