REEDUCAÇÃO ALIMENTAR – LIÇÃO APRENDIDA COM PRAZER
Vera Assunção – Nutricionista UFRJ/PR-4/DVST – CRN 4 /RJ
Em vez do termo DIETA, passo a conjugar o verbo REEDUCAR que no meu entender, é mais indicado para os tempos atuais, em que tantas dietas são vendidas em bancas de jornais ou alardeadas como a salvação para todos os problemas dos erros alimentares, que as pessoas insistem em cometer todos os dias. Os atalhos são extremamente atraentes e “custam mais barato”, na maioria dos casos isto não é verdade absoluta, quem cuida e orienta este tipo de assunto é um profissional chamado NUTRICIONISTA, com Curso e Especialização na área ou na Arte de ensinar a alimentar-se de forma correta e coerente.
O profissional tem que ter a capacidade de conduzir esta manobra, que demanda tempo e colaboração integral, de quem se propõem a adotar este caminho, que fica exatamente no caminho do meio. Disciplina e força de vontade em querer aprender a dar estes paços, e o primeiro paço desta contradança, é dado exatamente pela pessoa que começa a ler este texto.... Ou seja, você!.
1) ÁGUA – beber água em jejum, não ajuda a perder peso, mas ajuda no controle do poder de saciedade para as grandes refeições. Beber até 300 ml de líquido durante as refeições é o limite máximo para não alterar a digestão dos alimentos, nem diminuir os estímulos que são gerados pelo movimento da mastigação dos alimentos. Beber até 2 litros de água por dia tem como condição importante, a manutenção da hidratação do corpo, qualquer que seja o liquido, água, sucos de frutas, mate, chás gelados ou não, água de coco..... o principal é manter o corpo hidratado!.
2) MASTIGAR OS ALIMENTOS – o ser humano é dotado de uma arcada dentária, que ajuda a cortar e rasgar os alimentos de forma correta, por isso já é o primeiro ponto para uma mastigação sem pressa. O ato de mastigar estimula as terminações nervosas envolvidas no adequado aproveitamento de todos os alimentos que compõem a sua refeição, acelerando a mágica da saciedade. 30 minutos sentado (a) confortavelmente em uma cadeira de frente para uma mesa calma, com a família ou com os amigos é um tempo que deve ser saboreado e não engolido sem saber exatamente o que estava no prato no inicio das refeições!.
3) VARIEDADES DE ALIMENTOS – faça um prato variado, colorido, mas sem exageros, os olhos agradecem e o estômago não fica assustado. O organismo receberá cargas de nutrientes variados, nutrientes estes divididos entre Vitaminas, Minerais e Fibras. Não esgote as possibilidades que existem nas saladas, nos tipos de arroz, nas verduras e legumes, nas carnes magras (grelhadas, assadas ou cozidas) e como não pode deixar de ser o feijão, que também não está restrito ao feijão preto, existem outras cores também....!
4) ALTERNÂNCIA DE CARDÁPIOS – se no almoço você comeu uma massa, no jantar faça um prato leve e diferente, exemplo: arroz integral, uma carne magra (grelhada), salada de folhas bem temperada; não esqueçam que o sono vem logo em seguida então as refeições noturnas devem ser sempre em menor quantidade, mas com qualidade.
5) A FAMOSA DUPLA – arroz e feijão – esta combinação centenária tem história que já foi contada e recontada de diversas formas, por diversos autores. Os dois juntos têm aminoácidos de extrema importância para o organismo humano. A reeducação alimentar passa pelos dois em vários momentos, pois existe um alinhamento para os dois, ou seja, não podem estar associados no mesmo momento, as farinhas e massas.
6) LIGHT X DIET – alimentos diet não têm gordura ou açúcar. Os light têm menos açúcar ou menos gordura para ter sua razão calórica diminuída. Mas as indústrias ainda usam de truques para tornar o alimento chamado light, menos saudável. Para desfazer o truque o importante sempre é ler o rótulo, para não ser enganado na hora da compra, e não entender um efeito contrário que possa acontecer.
7) TEMPEROS – azeite extra-virgem, vinagre, limão, gotas de laranja, suco de tomate, orégano, cheiro verde batido, hortelã, só para citar alguns da nossa imensa horta de temperos, estimula a digestão, melhora a absorção dos nutrientes principalmente das folhas.
8) DE TRÊS EM TRÊS HORAS – ajuste o seu relógio (se usa um), pois o seu organismo tem um relógio biológico que não erra a hora de comer!. Não pule refeições, não faça jejuns prolongados, achando que na próxima refeição você compensa tudo... pelo contrário o exagero nas refeições ajuda a balança a depor contra a sua palavra de que você fez tudo certinho!
9) CHÁS NÃO EMAGRECEM – o chá tem apenas ação diurética e não faz você perder gordura. Alguns chás tomados em excesso, fazem com que haja baixa das plaquetas do sangue. Deixe o chá para a tarde com as amigas, porque pelo que consta é uma prática feminina, o chá com as amigas, o chá de bebê, o chá de noiva, e outros eventos onde o chá é convidado a participar!
10) FRUTAS COZIDAS – pode ficar pasmo..... fruta cozida engorda mais que a fruta “in natura”, porque para cozinhar a fruta, temos que adicionar açúcar (ainda por cima refinado!!!) que vai se caramelizar e transformar-se em gordura. Pense no trabalho que dá, no açúcar refinado que você não precisa usar, e coma a fruta ao natural, é tão mais saboroso, comê-la devagar, cada pedacinho, tirando ou não a casca.....é muito mais divertido e sensual mesmo....!!!!.
11) SUCOS DE FRUTAS OU FRUTAS – um exemplo prático: o suco de laranja leva em média quatro laranjas com 60 calorias cada que dá um copo de apenas 250ml, agora faça as contas, o que dá mais vantagem e menos trabalho? E não precisa de gelo, açúcar e sai mais barato.... E isto se aplica para a maioria das frutas da nossa rica e extensa flora brasileira.
12) ABACAXI E CARNES – o abacaxi por possuir uma enzima, que ajuda na maciez das carnes, torna as mesmas mais macias e de mais fácil digestão. Usar fatias de abacaxi acompanhando as carnes, não traz o mesmo efeito, não pense que tudo misturado no estômago produz o mesmo resultado. O Estômago não tem maquina calculadora, onde dois mais dois é sempre igual a quatro. Às vezes a conta sai completamente diferente!
13) TEMPERANDO CARNES – em vez de colocar aquela quantidade enorme de óleo para preparar uma carne e o sal também, faça a seguinte substituição – use sal grosso, alho, cebola e cheiro verde, antes de ir para a grelha, retire todos os excessos e deixe apenas o mínimo, adicione manjericão, hortelã e um fio de azeite a esta mistura. A carne vai ficar sequinha, macia e o cheiro vai chamar os vizinhos com certeza!. OBS: hoje no mercado existem óleos aromatizados, que podem substituir o azeite, que é um pouco mais caro... mas pense no custo benefício da sua saúde.
14) SUCO DE LIMÃO OU LIMONADA - todas as frutas ácidas diluídas em água diminuem a acidez dentro do organismo, eliminando toxinas e água, mas não gordura. Para quem tem problemas com ácido úrico é um veneno a mais e não uma solução!.
15) CHOCOLATE – bate a vontade de cometer o pecado da gula, use o chocolate como válvula de escape, sacie a sua vontade, mas mantenha-se afastado de consumir doces diet, você vai estar enganando a si próprio. O consumo de até 20 gramas de chocolate por dia, não estabelece nenhum perigo a saúde. Quando são adicionados frutas ou oleaginosas, a adição do açúcar é diminuída no chocolate, equilibrando as calorias deste tipo de pecado quer dizer, chocolate!. OBS: o chocolate branco por possuir manteiga de cacau na composição, que somado ao leite integral e açúcar torna-o mais calórico.
16) JANTAR, POR QUE NÃO? – o jantar faz parte das seis refeições diárias, e não deve ou não deveria ser substituído por lanches, mais rico em carboidratos, (pães, biscoitos, panquecas, pedaços de pizza e similares). Bateu preguiça de ir para cozinha fazer fumaça... uma salada de folhas bem temperada, com pedaços de queijo branco e uma fruta de sobremesa..... sonhos perfeitos esperam você !.
17) CAFÉ – um café depois das refeições é um digestivo perfeito. Mas não some mais nada a ele, licores ou parentes chegados como chocolate etc....
18) COMA DE TUDO - as cascas de frutas e legumes devem e podem ser consumidas, até a da batata que muita gente torce o nariz, também entra neste cardápio educativo, ela pode ser tostada, grelhada e até substituir o pão do lanche das crianças e dos adultos também.
19) FRUTAS DESIDRATADAS – como são pequenas.... consumimos maior quantidade, resultado ganho de peso. As frutas “in natura” não causam este efeito, custam mais barato e são melhores para o nosso curso de reeducação alimentar.
20) SORVETES - hoje no mercado é uma festa... festa não...verdadeiras bombas calóricas, em cada esquina. Dê preferência aos sorvetes de frutas, aqueles picolés de quando a gente era criança.... Limão, uva, abacaxi.... não engordavam !!!!.
Gostaram da primeira aula? Outras virão, só depende de cada um aceitar ou não fazer o dever de casa corretamente.
ATÉ BREVE!
Vera Assunção
Nutricionista
Fontes: O Globo on Line
Larrouse - Nutrição