Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012


ALERGIA ALIMENTAR:

Vera Lúcia de Assunção
Nutricionista DVST - UFRJ
CRN 4 RJ

Um novo teste pode ajudar no tratamento de pessoas com alergia alimentar, que já atinge 8% das crianças e 4% dos adultos. Apartir de uma amostra de sangue, o exame detecta a reação a 103 proteínas presentes em 21 alimentos e vários alérgenos. Os exames até então disponíveis, não especificavam a proteína que causavam a reação, indicavam somente o alimento. Por ser mais abrangente, o recurso agora auxilia na descoberta da alergia a alimentos sobre os quais não pairavam suspeitas. O exame ainda está restrito a algumas unidades hospitalares, mas com o caminho aberto para outros laboratórios.
O uso de antiácidos pode estar por trás da maior incidência destes casos. Também os remédios podem reduzir à capacidade digestiva do organismo, outra fonte confirmada, as comidas industrializadas, cujos aditivos químicos e conservantes costumam provocar reações alérgicas.

Outro fator debatido há muito tempo, é o desmame prematuro dos bebês (as mães estão abandonando esta prática tão importante, cada vez mais rápido), pois o colostro, que é o primeiro leite que sai do seio materno, é um verdadeiro celeiro protetor para o recém-nascido.

As reações alérgicas mais comuns são:

Diarréia, dores, vômitos, efeitos na pele, tais como: urticária, reações respiratórias, tosse, choque Anafilático, podendo ir a óbito.

Alimentos que mais provocam alergias:

  • Ovo;
  • Peixes;
  • Crustáceos;
  • Moluscos;
  • Leite de vaca;
  • Derivados do trigo.

Cuidado com a alimentação principalmente na rua..... E ao primeiro sinal de algum dos sintomas citados acima, procure a emergência de um Hospital.... nada de auto-medicação!!!


Fonte de consulta:
Alergias Alimentares - Rebeca Carlota de Angelis - Editora Ateneu

domingo, 22 de julho de 2012





BANANA:

Vera Assunção
DVST/UFRJ
CRN 4 – RJ3075

Já conhecida dos indígenas da Terra Brasilis a banana é própria dos climas tropicais, aparece sob a forma de cachos e a cada dia que passa seu cultivo e consumo aumentam cada vez mais. São variadas as sua denominações – banana-maçã, banana prata (que é muito usada na alimentação das crianças), banana-da-terra, banana de São Tomé, banana ouro entre as mais conhecidas. Tem propriedades terapêuticas várias que serão citadas logo a seguir.
Da bananeira tudo se aproveita, são extraídas fibras têxteis que são empregadas na composição de papeis, da sua seiva adstringente se extrai açúcar, aguardente e vinagre.
Uma fruta completa um alimento perfeito. Possui três açúcares naturais – sacarose, glicose, frutose que combinados com as fibras, completam um quadro perfeito. A banana provoca o aumento da energia do corpo para suas atividades diárias. Duas bananas por dia promovem energia suficiente para um treinamento de até 90 minutos. Devido a este fato ela é introduzida com freqüência no cardápio dos atletas e de pacientes em recuperação de patologias diversas e cirurgias.

Nos casos de depressão muitos pacientes são tratados com a adição da banana no seu dia a dia, devido à presença do TRIPTOFANO (uma proteína que converte a SEROTONINA presente no cérebro) várias pessoas relatam uma melhora significativa no seu estado de humor, recuperando um estado mais feliz e na sua qualidade de vida. Na TPM, comer uma banana por dia eleva os níveis de glicose no sangue e, por conseguinte a vitamina B6 que regula estes níveis e faz com que estes períodos sejam bem mais suportáveis.

  • Anemia = por conter o mineral FERRO, as bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam a estabilizar e curar a anemia;

  • Pressão Arterial = por ser rica em POTÁSSIO e pobre em SÓDIO, a banana atua de uma forma perfeita para o combate a pressão alta, reduzindo os riscos de infarto e AVC;

  • Cérebro = pesquisas revelam que a ingestão da banana no café da manhã, almoço e lanche, aumenta de forma considerável a capacidade mental para alunos submetidos aos exames escolares. O POTÁSSIO presente nesta fruta torna o aprendizado mais fácil e faz com que fiquem mais alertas;

  • Constipação = a presença de fibras na banana ajuda a normalizar as funções intestinais, sem precisar fazer uso de laxantes e despesas na farmácia;

  • Ressaca = uma forma mais rápida para curar uma ressaca daquelas!!! É fazer uma vitamina de banana com mel. A banana vai ter a capacidade de acalmar o estômago e o mel atua como ativador dos níveis do açúcar no sangue, o leite irá suavizar e reidratar todo o sistema digestivo; da próxima vez, beba com moderação, uma ressaca seguida de outra não vai ter banana que possa ajudar!;

  • Azia = a banana tem efeito antiácido acalmando este desconforto que aparece de quando em vez, devido a uma alimentação equivocada. Comer uma banana para este tipo de episódio é com certeza a forma mais eficaz de melhorar rapidamente;

  • Enjôo matinal = comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue em suas taxas normais, evitando as náuseas;

  • Sistema Nervos Central = por ser rica em vitaminas do complexo B, a banana ajuda todo o Sistema Nervoso, em todas as suas funções biológicas e cognitivas;

  • Ulceras = deve ser usada na dieta contra as desordens intestinais. Por sua textura macia e suavidade, é uma fruta que por ser consumida crua, não provoca desgaste para os casos de úlcera crônica. Neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago;

  • Controle da temperatura = a banana refresca e produz a redução das temperaturas altas que o corpo apresenta nas febres de origem física e emocional em mulheres grávidas;

  • Fumo e Tabaco = ajudam a deixar o vício maléfico que estes dois provocam ao organismo. A presença das vitaminas B6 e B12 + POTÁSSIO e MAGNÉSIO, ajudam na recuperação dos efeitos nocivos da nicotina;

  • Stress = o POTÁSSIO presente na banana ajuda a regular os batimentos cardíacos, equilibra as trocas do oxigênio – cérebro – equilíbrio hídrico do corpo. Quando o stress ataca, nossas taxas metabólicas tendem a se elevar consumindo o POTÁSSIO, que é reequilibrado com a ajuda da ingestão da banana;

  • Enfarte = a banana previne em até 40% os riscos de infartos do miocárdio.
CONCLUSÃO:

A banana além de uma fruta é como se vê um remédio natural. Têm quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais FÓSFORO, cinco vezes mais vitamina A e FERRO e o dobro de outras vitaminas e minerais. Rica em POTÁSSIO é uma jóia em forma de alimento, com um custo muito baixo para a sua aquisição nas feiras e mercados, sua safra é anual, podendo ser consumida em qualquer estação do ano.
Receitas para as banana é o que não falta, bolos, pudins, tortas, sorvetes, saladas, cremes e até em pratos salgados, ela entra para compor o sabor agridoce, exemplo: farofa de banana!.
Os macacos (dos quais parece que somos descendentes....... ou não) estão sempre felizes, são extremamente espertos, brincalhões, de bem com a vida, alimentam-se preferencialmente de..... Bananas desde a mais tenra idade!!!!.

Receita rápida:

Salada de:

Banana + maçã + mamão;
Corte em pedaços generosos;
Acrescente uma colher de sopa de iogurte desnatado;
Mel + aveia e granola.
 Esta receitinha pode ser preparada no café da manha ou pode se usada para uma sobremesa após o almoço.



domingo, 15 de julho de 2012

Nutrição e vinho:

Vera Assunção/Nutricionista CRN - 4
UFRJ/PR-4/DVST

Nenhuma bebida vem recebendo tamanha atenção, quanto o Vinho vem recebendo na última década. Composto por 400 substâncias diferentes, cada uma delas agindo de forma diferenciada na saúde humana. Na dose certa, (duas taças por dia), para homens e mulheres, protege o coração e o cérebro. Mas para os amantes desta bebida de Baco, há mais motivos para se brindar; o RESVERATOL,, encontrado na casca da uva, aumenta o bom colesterol, baixa a pressão arterial, rejuvenesce as artérias, mantém o nível adequado de açúcar no sangue, e dificulta a multiplicação das células malignas nos casos de câncer.  Os poderes do Resveratol são imensos, e tanto é verdade que já existem estudo para transformá-lo em medicamento; nestes estudos forma verificados que as uvas TANNAT, MERLOT E A CABERNET SAUVIGNON, são as que possuem maior quantidade desta substância (RESVERAOL).

Os vinhos são ricos em micro minerais, ferro, zinco, cobre cromo, selênio, cobalto, iodo, manganês, molibdênio e flúor; com destaque para o cromo pelo seu efeito cardioprotetor e que também atua contra a diabetes; o silício atua nas gorduras e na proteção contra aterosclerose. Este mix de elementos produz um efeito significativo na saúde e para prevenir doenças, devido ao seu efeito antioxidante.
Mas atenção os vinhos apropriados para consumo, vão depender das cepas, da região, do clima, da vinificação e principalmente tempo de armazenamento e em que tipo de tonéis eles foram acondicionados.
Os vinhos tintos são os mais recomendáveis para acompanhar as refeições, e sua degustação (duas taças por dia), devem ser muito bem observadas!

OBS: vinho não é remédio, então não vá consumido como se assim o fosse.! O vinho em excesso desidrata e ataca as células do cérebro, do fígado, podendo causar, alcoolismo, transtornos de comportamento e seu uso abusivo pode levar ao câncer.
As mulheres são mais vulneráveis, devido ao seu peso corporal ser menor, a menor quantidade de enzimas para metabolizar estas substâncias.

Vamos combinar então duas taças de vinho por dia.

Homens = 300 ml
Mulheres = 200 ml

Antes de começar a fazer uso desta maravilha do deus Baco, consulte seu médico, para saber se realmente está tudo ok. OK????

Fonte: História da Alimentação
Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari (Coordenadores)
Editora Estação Liberdade - SP

domingo, 8 de julho de 2012

Reeducação Alimentar




REEDUCAÇÃO ALIMENTAR – LIÇÃO APRENDIDA COM PRAZER

Vera Assunção – Nutricionista UFRJ/PR-4/DVST – CRN 4 /RJ
Em vez do termo DIETA, passo a conjugar o verbo REEDUCAR que no meu entender, é mais indicado para os tempos atuais, em que tantas dietas são vendidas em bancas de jornais ou alardeadas como a salvação para todos os problemas dos erros alimentares, que as pessoas insistem em cometer todos os dias. Os atalhos são extremamente atraentes e “custam mais barato”, na maioria dos casos isto não é verdade absoluta, quem cuida e orienta este tipo de assunto é um profissional chamado NUTRICIONISTA, com Curso e Especialização na área ou na Arte de ensinar a alimentar-se de forma correta e coerente.
O profissional tem que ter a capacidade de conduzir esta manobra, que demanda tempo e colaboração integral, de quem se propõem a adotar este caminho, que fica exatamente no caminho do meio. Disciplina e força de vontade em querer aprender a dar estes paços, e o primeiro paço desta contradança, é dado exatamente pela pessoa que começa a ler este texto.... Ou seja, você!.

1)      ÁGUA – beber água em jejum, não ajuda a perder peso, mas ajuda no controle do poder de saciedade para as grandes refeições. Beber até 300 ml de líquido durante as refeições é o limite máximo para não alterar a digestão dos alimentos, nem diminuir os estímulos que são gerados pelo movimento da mastigação dos alimentos. Beber até 2 litros de água por dia tem como condição importante, a manutenção da hidratação do corpo, qualquer que seja o liquido, água, sucos de frutas, mate, chás gelados ou não, água de coco..... o principal é manter o corpo hidratado!.
2)      MASTIGAR OS ALIMENTOS – o ser humano é dotado de uma arcada dentária, que ajuda a cortar e rasgar os alimentos de forma correta, por isso já é o primeiro ponto para uma mastigação sem pressa. O ato de mastigar estimula as terminações nervosas envolvidas no adequado aproveitamento de todos os alimentos que compõem a sua refeição, acelerando a mágica da saciedade. 30 minutos sentado (a) confortavelmente em uma cadeira de frente para uma mesa calma, com a família ou com os amigos é um tempo que deve ser saboreado e não engolido sem saber exatamente o que estava no prato no inicio das refeições!.
3)      VARIEDADES DE ALIMENTOS – faça um prato variado, colorido, mas sem exageros, os olhos agradecem e o estômago não fica assustado. O organismo receberá cargas de nutrientes variados, nutrientes estes divididos entre Vitaminas, Minerais e Fibras. Não esgote as possibilidades que existem nas saladas, nos tipos de arroz, nas verduras e legumes, nas carnes magras (grelhadas, assadas ou cozidas) e como não pode deixar de ser o feijão, que também não está restrito ao feijão preto, existem outras cores também....!


4)      ALTERNÂNCIA DE CARDÁPIOS – se no almoço você comeu uma massa, no jantar faça um prato leve e diferente, exemplo: arroz integral, uma carne magra (grelhada), salada de folhas bem temperada; não esqueçam que o sono vem logo em seguida então as refeições noturnas devem ser sempre em menor quantidade, mas com qualidade.
5)      A FAMOSA DUPLA – arroz e feijão – esta combinação centenária tem história que já foi contada e recontada de diversas formas, por diversos autores. Os dois juntos têm aminoácidos de extrema importância para o organismo humano. A reeducação alimentar passa pelos dois em vários momentos, pois existe um alinhamento para os dois, ou seja, não podem estar associados no mesmo momento, as farinhas e massas.
6)      LIGHT X DIET – alimentos diet não têm gordura ou açúcar. Os light têm menos açúcar ou menos gordura para ter sua razão calórica diminuída. Mas as indústrias ainda usam de truques para tornar o alimento chamado light, menos saudável. Para desfazer o truque o importante sempre é ler o rótulo, para não ser enganado na hora da compra, e não entender um efeito contrário que possa acontecer.
7)      TEMPEROS – azeite extra-virgem, vinagre, limão, gotas de laranja, suco de tomate, orégano, cheiro verde batido, hortelã, só para citar alguns da nossa imensa horta de temperos, estimula a digestão, melhora a absorção dos nutrientes principalmente das folhas.
8)      DE TRÊS EM TRÊS HORAS – ajuste o seu relógio (se usa um), pois o seu organismo tem um relógio biológico que não erra a hora de comer!. Não pule refeições, não faça jejuns prolongados, achando que na próxima refeição você compensa tudo... pelo contrário o exagero nas refeições ajuda a balança a depor contra a sua palavra de que você fez tudo certinho!
9)      CHÁS NÃO EMAGRECEM – o chá tem apenas ação diurética e não faz você perder gordura. Alguns chás tomados em excesso, fazem com que haja baixa das plaquetas do sangue. Deixe o chá para a tarde com as amigas, porque pelo que consta é uma prática feminina, o chá com as amigas, o chá de bebê, o chá de noiva, e outros eventos onde o chá é convidado a participar!
10)  FRUTAS COZIDAS – pode ficar pasmo..... fruta cozida engorda mais que a fruta “in natura”, porque para cozinhar a fruta, temos que adicionar açúcar (ainda por cima refinado!!!) que vai se caramelizar e transformar-se em gordura. Pense no trabalho que dá, no açúcar  refinado que você não precisa usar, e coma a fruta ao natural, é tão mais saboroso, comê-la devagar, cada pedacinho, tirando ou não a casca.....é muito mais divertido e sensual mesmo....!!!!.
11)  SUCOS DE FRUTAS OU FRUTAS – um exemplo prático: o suco de laranja leva em média quatro laranjas com 60 calorias cada que dá um copo de apenas 250ml, agora faça as contas, o que dá mais vantagem e menos trabalho? E não precisa de gelo, açúcar e sai mais barato.... E isto se aplica para a maioria das frutas da nossa rica e extensa flora brasileira.
12)  ABACAXI E CARNES – o abacaxi por possuir uma enzima, que ajuda na maciez das carnes, torna as mesmas mais macias e de mais fácil digestão. Usar fatias de abacaxi acompanhando as carnes, não traz o mesmo efeito, não pense que tudo misturado no estômago produz o mesmo resultado. O Estômago não tem maquina calculadora, onde dois mais dois é sempre igual a quatro. Às vezes a conta sai completamente diferente!
13)  TEMPERANDO CARNES – em vez de colocar aquela quantidade enorme de óleo para preparar uma carne e o sal também, faça a seguinte substituição – use sal grosso, alho, cebola e cheiro verde, antes de ir para a grelha, retire todos os excessos e deixe apenas o mínimo, adicione manjericão, hortelã e um fio de azeite a esta mistura. A carne vai ficar sequinha, macia e o cheiro vai chamar os vizinhos com certeza!. OBS: hoje no mercado existem óleos aromatizados, que podem substituir o azeite, que é um pouco mais caro... mas pense no custo benefício da sua saúde.
14)  SUCO DE LIMÃO OU LIMONADA - todas as frutas ácidas diluídas em água diminuem a acidez dentro do organismo, eliminando toxinas e água, mas não gordura. Para quem tem problemas com ácido úrico é um veneno a mais e não uma solução!.
15)  CHOCOLATE – bate a vontade de cometer o pecado da gula, use o chocolate como válvula de escape, sacie a sua vontade, mas mantenha-se afastado de consumir doces diet, você vai estar enganando a si próprio. O consumo de até 20 gramas de chocolate por dia, não estabelece nenhum perigo a saúde. Quando são adicionados frutas ou oleaginosas, a adição do açúcar é diminuída no chocolate, equilibrando as calorias deste tipo de pecado quer dizer, chocolate!. OBS: o chocolate branco por possuir manteiga de cacau na composição, que somado ao leite integral e açúcar torna-o mais calórico.
16)  JANTAR, POR QUE NÃO? – o jantar faz parte das seis refeições diárias, e não deve ou não deveria ser substituído por lanches, mais rico em carboidratos, (pães, biscoitos, panquecas, pedaços de pizza e similares). Bateu preguiça de ir para cozinha fazer fumaça... uma salada de folhas bem temperada, com pedaços de queijo branco e uma fruta de sobremesa..... sonhos perfeitos esperam você !.
17)  CAFÉ – um café depois das refeições é um digestivo perfeito. Mas não some mais nada a ele, licores ou parentes chegados como chocolate etc....
18)  COMA DE TUDO - as cascas de frutas e legumes devem e podem ser consumidas, até a da batata que muita gente torce o nariz, também entra neste cardápio educativo, ela pode ser tostada, grelhada e até substituir o pão do lanche das crianças e dos adultos também.
19)  FRUTAS DESIDRATADAS – como são pequenas.... consumimos maior quantidade, resultado ganho de peso. As frutas “in natura” não causam este efeito, custam mais barato e são melhores para o nosso curso de reeducação alimentar.
20)  SORVETES - hoje no mercado é uma festa... festa não...verdadeiras bombas calóricas, em cada esquina. Dê preferência aos sorvetes de frutas, aqueles picolés de quando a gente era criança.... Limão, uva, abacaxi.... não engordavam !!!!.

Gostaram da primeira aula? Outras virão, só depende de cada um aceitar ou não fazer o dever de casa corretamente.
ATÉ BREVE!

Vera Assunção
Nutricionista


Fontes: O Globo on  Line
               Larrouse - Nutrição


domingo, 1 de julho de 2012









SIM OU NÃO?

Vera Assunção
Nutricionista UFRJ/DVST/CRN 4


SIM = O ferro da panela pode prevenir e combater a ANEMIA no organismo humano, ao utilizá-la parte deste material mineral acaba chegando ao prato. Para garantir uma absorção ainda melhor, usar alimentos que contenham vitamina C ou consumi-lo logo após a ingestão de alimentos que tenham sido preparados na panela de ferro.

NÃO = Colocar suco ou gotas de limão para diminuir a derrapada no uso de sal em uma preparação, não faz a mágica de reverter o acidente de percurso, pelo contrário, acentua ainda mais.

SIM = Cozinhar o tomate faz com que o LICOPENO, seja melhor absorvido pelo organismo. O licopeno é um carotenóide que dá a cor avermelhada não só para o tomate, mas também para: melancia, goiaba entre outros. É um antioxidante que trabalha junto às células, para evitar a ação dos radicais livres. Cozinhar o tomate faz com que este conjunto de substâncias fique mais biodisponível do que no tomate cru.

SIM = Cozinhar legumes no vapor preserva os nutrientes contidos em cada um deles, além de um grande SIM e uma VERDADE incontestável. O vapor preserva as vitaminas, as fibras e os minerais. O alimento fica com uma textura mais crocante, a sua cor é preservada dando a vivacidade ao prato. No cozimento em água, uma parte destes elementos se perde os carotenóides como o betacaroteno presentes na beterraba, cenoura e na batata doce, por exemplo, se perdem.

SIM = aproveite então a água do cozimento, para o preparo dos outros alimentos que vão compor o seu cardápio do dia. O que vai acontecer é uma transferência de nutrientes que irão ser aproveitados. Exemplo: use esta água para colocar no arroz, ele vai ficar com uma corzinha diferente que vai chamar atenção, melhor do que usar a água da torneira sem graça...!.

NÃO = madeira na cozinha, nem para “guardar a sorte” ela realmente acumula resíduos e bactérias. Como a madeira tem uma porosidade bastante acentuada, nenhum produto de limpeza consegue fazer uma higienização profunda. A Madeira retém umidade após seu contacto com a água e irá se tornar ambiente ideal para micro-organismos e sua multiplicação, que ainda gera o bolor. O risco de consumir alimentos contaminados que tenham tido contacto com este tipo de material é grande, pois a maioria deles é patogênica (causadores de doenças), se um individuo estiver com uma imunidade baixa ou comprometida, representa risco iminente a saúde e desencadeando uma série de problemas que irão ser agregados simultaneamente.  Os utensílios que hoje devem estar presentes em uma cozinha são: inox, silicone, vidro, mármore e polietileno.

NÃO = A ingestão de alumínio está diretamente relacionada ao surgimento do mal de Alzheimer. Não há provas científicas, que comprovem que o uso das panelas de alumínio sejam as causadoras do surgimento desta patologia. Que a transferência deste metal para o alimento existe é verdadeira, mas nada que oficialize esta afirmativa. São níveis considerados seguros e dentro dos parâmetros estabelecidos, pois as quantidades ingeridas são mínimas, e o corpo excreta estas frações mínimas. Os únicos alimentos que devem ser preparados fora destas panelas são os molhos ácidos (molho de tomate). As panelas de aço inox ou ferro podem ser uma substituição, a de barro também é ótima, pois deixa os alimentos com um gosto de comida bem caseira. Uma coisa é sempre certa, não deixe o fogo alto, comida com gosto de queimado ninguém merece!.

SIM = cortar verduras com faca, reduz a quantidade e a qualidade dos nutrientes. As fibras presente nos alimentos são “quebradas” perdendo toda a sua estrutura, ex: picar alface, rúcula, acelga, é melhor rasgar as folhas de forma manual, no sentido e no limite da fibra. A vitamina C que está na couve e no brócolis é muito sutil, quando entra em contacto com o fio da faca de inox ou da tábua de corte acaba-se perdendo tudo. E pense na diversão que é rasgar as folhas, o barulhinho que elas fazem é diversão pura!.

NÃO = NÃO se deve quebrar os ovos na pia da cozinha. Aquela batidinha inocente é cheia de “pecados” e deve ser abolido sob pena de um castigo chamado SALMONELLA. Uma bactéria poderosa que provoca doenças gastrointestinais graves. Provoca a contaminação do organismo e da pia em questão e alimentos que estejam ao redor dela. Deve-se usar um utensílio como uma colher limpa para quebrar a casca. Um truque da minha e das avós de muitas outras Nutricionistas ou não..... lavar os ovos antes de usar, e fazer uma quebrada na parte mais pontuda do ovo, ali mesmo a gente consegue separar a gema da clara, ou seja, a clara vai sair pelo furo aberto e a gema fica dentro do ovo sem desmanchar-se. Legal né?.


NÃO = disputas entre cores de feijão, isto definitivamente NÃO acontece. Cada tipo de feijão tem suas qualidades, por exemplo: o feijão-branco é mais rico em cálcio, a sua farinha depois de triturado, é usada para diminuir a absorção de carboidratos, que ajuda na perda de peso, diminuição dos triglicerídeos e glicose no sangue. O feijão preto por sua vez, é rico em ferro e tem índice glicêmico mais baixo pela presença de fibras solúveis em grandes quantidades. O feijão preto é muito usado para o controle da alimentação dos diabéticos e pessoas que tem níveis de triglicérides elevados. Todo feijão seja lá a cor que tenha, é um alimento rico em substâncias nutritivas, possui vários aminoácidos que formam uma proteína completa. O aminoácido que falta no feijão está contido no arroz, por isso a famosa combinação arroz com feijão, casal perfeito, que sempre aparece nos pratos e dá um samba afinadíssimo!.

SIM = Café ajuda a “queimar gordura”, SIM é verdade, o café estimula o Sistema Nervoso Central devido à presença da cafeína. O café estimula a atenção, diminui a sonolência, estimula o metabolismo e o gasto da gordura corporal. A cafeína aumenta a pressão arterial e acelera a freqüência cardíaca. Somente um adendo, os hipertensos têm que ter atenção para as quantidades de café ingeridas durante o dia (duas xícaras é o suficiente) e para os não hipertensos, a recomendação não foge a regra, nada de excessos, quatro xícaras de 50 ml por dia e sempre longe das principais refeições. Uma orientação milenar da dietética chinesa, café só até as 16h00min horas, depois deste horário, o sono fica comprometido, e quem é que vai querer perder o soninho e um passeio pelo país dos sonhos?.

SIM = Diabéticos e doces não combinam. Mas hoje no mercado existem versões diet, que o diabético pode consumir até no máximo 20 gramas, quando a glicose estiver controlada, pois os alimentos diet contêm carboidratos de outras fontes que não são a sacarose. Os diabéticos podem e devem substituir os doces, por frutas variadas que possuem açúcares que fazem menos mal a saúde deste tipo de paciente, que pode levar uma vida perfeitamente normal, quando acompanhado de perto, por uma Nutricionista e um Médico de sua confiança.

NÃO = Colocar comida quente na geladeira, danifica o aparelho em si. Na verdade o que pode estragar é o alimento, se o mesmo permanecer fora de refrigeração por muito tempo, até mesmo nos períodos mais frios do ano, outono e inverno. Transfira a preparação para um pote apropriado (nada de guardar panela na geladeira!) tampe e leve para a refrigeração. Quanto mais tempo estiver em temperatura ambiente, a proliferação de bactérias se dará cada vez mais rápido!.

SIM = Assar as carnes (bovina, frango, peixe, suína), é o melhor processo a ser utilizado em uma preparação. É uma ótima opção, pois não vai haver necessidade da utilização de óleo. O mesmo se dá para a opção de grelhar estas mesmas carnes. As carnes quando utilizadas na sua forma de fritura, perdem suas propriedades e fica saturada. Para as carnes vermelhas existe uma dica muito legal, colocar duas rodelas de abacaxi enquanto a carne estiver assando, ela não vai ficar ressecada, vai ficar mais macia e com um gosto agridoce que é tudo de bom!.

SIM = O glúten pode ser substituído! Seus substitutos são: farinhas ou massas de milho, mandioca, fécula de mandioca e arroz. O glúten como se sabe, é uma proteína presente em alguns cereais como: trigo, centeio, cevado e aveia. Estes produtos podem causar alergias pelo fato do intestino não absorver suas moléculas e passam a ser reconhecidos como agentes agressivos. O sistema imunológico entra imediatamente em ação, causando sintomas para a expulsão do mesmo tais como: coceiras, manchas na pele, diarréia, perda ou ganho de peso e baixa imunidade. Uma dica super importante, sempre estar atento a leitura dos rótulos na hora das compras no mercado, pois apesar da Indústria ter sido orientada a identificar a presença ou não do glúten, muitos ainda são mascarados, principalmente nos derivados dos carboidratos.

Fonte: Larousse - Nutrição