Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 15 de julho de 2012

Nutrição e vinho:

Vera Assunção/Nutricionista CRN - 4
UFRJ/PR-4/DVST

Nenhuma bebida vem recebendo tamanha atenção, quanto o Vinho vem recebendo na última década. Composto por 400 substâncias diferentes, cada uma delas agindo de forma diferenciada na saúde humana. Na dose certa, (duas taças por dia), para homens e mulheres, protege o coração e o cérebro. Mas para os amantes desta bebida de Baco, há mais motivos para se brindar; o RESVERATOL,, encontrado na casca da uva, aumenta o bom colesterol, baixa a pressão arterial, rejuvenesce as artérias, mantém o nível adequado de açúcar no sangue, e dificulta a multiplicação das células malignas nos casos de câncer.  Os poderes do Resveratol são imensos, e tanto é verdade que já existem estudo para transformá-lo em medicamento; nestes estudos forma verificados que as uvas TANNAT, MERLOT E A CABERNET SAUVIGNON, são as que possuem maior quantidade desta substância (RESVERAOL).

Os vinhos são ricos em micro minerais, ferro, zinco, cobre cromo, selênio, cobalto, iodo, manganês, molibdênio e flúor; com destaque para o cromo pelo seu efeito cardioprotetor e que também atua contra a diabetes; o silício atua nas gorduras e na proteção contra aterosclerose. Este mix de elementos produz um efeito significativo na saúde e para prevenir doenças, devido ao seu efeito antioxidante.
Mas atenção os vinhos apropriados para consumo, vão depender das cepas, da região, do clima, da vinificação e principalmente tempo de armazenamento e em que tipo de tonéis eles foram acondicionados.
Os vinhos tintos são os mais recomendáveis para acompanhar as refeições, e sua degustação (duas taças por dia), devem ser muito bem observadas!

OBS: vinho não é remédio, então não vá consumido como se assim o fosse.! O vinho em excesso desidrata e ataca as células do cérebro, do fígado, podendo causar, alcoolismo, transtornos de comportamento e seu uso abusivo pode levar ao câncer.
As mulheres são mais vulneráveis, devido ao seu peso corporal ser menor, a menor quantidade de enzimas para metabolizar estas substâncias.

Vamos combinar então duas taças de vinho por dia.

Homens = 300 ml
Mulheres = 200 ml

Antes de começar a fazer uso desta maravilha do deus Baco, consulte seu médico, para saber se realmente está tudo ok. OK????

Fonte: História da Alimentação
Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari (Coordenadores)
Editora Estação Liberdade - SP

2 comentários:

  1. Lindas as fotos e super legal a matéria!
    Amei!
    Bjs, Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Mais Uma vez obrigada Glaucia.....!!! beijos sempre e todos os dias.

    ResponderExcluir

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.