Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012





DIETETICA CHINESA NA PRIMAVERA:


 A fase é refrescante e boa para fazer circular a nossa Energia Vital.

SINAL VERDE:

  • Opte por saladas cruas no almôço e ligeiramente cozidas no jantar. O momento é oportuno para aumentar o consumo dos verdes (Verduras), e também dos brotos de feijão, trigo, lentilha, alfafa (dê uma breve refogada na panela ou na frigideira, com um fio de azeite), para que fiquem crocantes;

  • Os temperos precisam ser leves e suaves, tais como: salsa, Silvia, hortelã, coentro, cebolinha e manjericão;

  • Frutas podem ser as ácidas, mas combinadas com as frutas doces. Ex: laranja + maracujá, limão + mamão, acerola + manga;

  • Água-de-coco misturada com sucos naturais, por exemplo, os feitos com talos e brotos.... uma ótima pedida;

BOA DICA

A temporada é ótima para o uso dos chás como hortelã, capim-cidreira, folha de laranjeira. Para desintoxicar o fígado, usar chá de boldo ou carqueja com moderação!!!!!.

SINAL VERMELHO:

Retire do seu cardápio, o álcool, frituras (em todas as estações), preparações gordurosas, carnes gordas, chocolates, amendoim, coco (a carne), castanhas, pistache, manteiga, margarina, queijos, leite e vinagre. (os vinagres balsâmicos podem ser usados com parcimônia).

ATENÇÃO:

Um copo de suco de laranja todos os dias, nesta época do ano é o suficiente para desequilibrar todo o organismo. Portanto se puder evite consumir a laranja na sua forma pura!!!!.









segunda-feira, 17 de setembro de 2012




Dieta complicada, difícil e cara para paciente cardiológico? Quem disse? Vamos desfazer este equívoco!

Parceiros ou não do coração.... Eles podem ou não morar junto do seu...

  • Gorduras:

A ingestão de gorduras de maneira excessiva aumenta o LDL (colesterol ruim) que vai se depositando nas artérias e fazendo uma obstrução silenciosa.
Ex: leite integral, aves com pele, carnes vermelhas, alimentos fritos, alimentos industrializados, manteiga e margarina. É bom manter esta turma afastada da sua alimentação diária e do seu coração, ele vai agradecer emocionado.

  • Carboidratos:

O consumo de carboidratos de forma exagerada e contínua, além de agravar o quadro de resistência à insulina (diabetes), que aumenta a glicose no sangue, gerando problemas na camada interna das artérias, o que começa a interromper a o bom fluxo sangüíneo.
Ex: massas, pão, maisena, achocolatados, bolos, biscoitos, sorvetes, uso do açúcar refinado.

  • Sódio

Aumenta a hipertensão arterial, principalmente em que já é portador desta patologia. É principal fator de risco para pacientes cardíacos. O sódio vai fazendo aderência às paredes arteriais e elevando a pressão.
Ex: macarrão instantâneo, refrigerante (light e diet), água mineral com gás, batata palha, biscoitos com sal, lingüiça, embutidos em geral (salsichas, presuntos, salames, chester, blancket etc). Aprenda a ler os rótulos quando for às compras, o sódio vai estar na listagem que compõem o alimento

  • Fibras

Previnem a prisão de ventre, o que já ajuda bastante a carga do coração, são de fácil digestão e eliminação.
Ex: quinoa, amaranto, linhaça, chia, arroz integral, pães integrais, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, alface, couve, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo entre outros. Uma festa de cores e sabores para o seu coração... ele vai adorar este cuidado sempre!

  • Vitamina B6

Diminui a ação da hemocisteina, que é um aminoácido que danifica o revestimento das artérias.
Ex: faça uso de vegetais verdes, alho, atum, leite, leite de soja, batata, banana, aveia.


RESUMO:

CARDIOPROTETORES:

Diminui a pressão arterial, o LDL (colesterol ruim), aumenta o HDL (o bom colesterol) e controlam os triglicerídeos.
Ex: alho, aveia, linhaça, sardinha, salmão, abacate, soja, cereais e tomate.

MICRONUTRIENTES:

Substâncias antioxidantes, como o manganês, zinco, vitamina C e cobre. Reduzem o envelhecimento precoce das células.
Ex: cereja, amora, uva, morango, jabuticaba (frutas vermelhas em geral), grãos, sementes, castanhas, cenoura, linhaça, amaranto, chia.

DICAS:
Durante o dia tente comer de três em três horas, nos intervalos, coma uma fruta ou beba uma vitamina ou ainda tome um iogurte desnatado. Beba bastante água, independente do clima que estiver fazendo!



domingo, 16 de setembro de 2012

ALERGIA ALIMENTAR:

Vera Lúcia de Assunção


Um novo teste pode ajudar no tratamento de pessoas com alergia alimentar, que já atinge 8% das crianças e 4% dos adultos. Apartir de uma amostra de sangue, o exame detecta a reação a 103 proteínas presentes em 21 alimentos e vários alérgenos. Os exames até então disponíveis, não especificavam a proteína que causavam a reação, indicavam somente o alimento. Por ser mais abrangente, o recurso agora auxilia na descoberta da alergia a alimentos sobre os quais não pairavam suspeitas. O exame ainda está restrito a algumas unidades hospitalares, mas com o caminho aberto para outros laboratórios.
O uso de antiácidos pode estar por trás da maior incidência destes casos. Também os remédios podem reduzir a capacidade digestiva do organismo, outra fonte confirmada, as comidas industrializadas, cujos aditivos químicos e conservantes costumam provocar reações alérgicas.

Outro fator debatido há muito tempo, é o desmame prematuro dos bebês (as mães estão abandonando esta prática tão importante, cada vez mais rápido), pois o colostro, que é o primeiro leite que sai do seio materno, é um verdadeiro celeiro protetor para o recém-nascido.

As reações alérgicas mais comuns são:

Diarréia, dores, vômitos, efeitos na pele, tais como: urticária, reações respiratórias, tosse, choque Anafilático, podendo ir a óbito.

Alimentos que mais provocam alergias:

  • Ovo;
  • Peixes;
  • Crustáceos;
  • Moluscos;
  • Leite de vaca;
  • Derivados do trigo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012





Sódio: O vilão da sua saúde, em excesso o caos!                                                                                                                                                                
Vera Assunção/Nutricionista
O sódio é um mineral que desempenha importantes papéis no organismo, mas em excesso, pode trazer prejuízos à saúde.  E na cozinha brasileira ele tem sido uma visita constante e além da medida ideal.

O sal traz em sua composição o sódio (ligado ao Cloro, forma o Cloreto de... Sódio), elemento químico envolvido na manutenção do equilíbrio de líquidos no corpo. Ele controla a quantidade de água que fica dentro e fora de nossas células, mantendo-as hidratadas na medida certa para que elas funcionem bem. O sódio atua também na transmissão de impulsos nervosos em todo corpo, permitindo assim o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais. No entanto estudos recentes comprovam que seu excesso em circulação em áreas nobres do cérebro, interfere na informação fornecida por ele para o ato de comer, contribuindo para o surgimento da obesidade.

O aumento da quantidade de sódio no organismo provoca uma alteração no equilíbrio de líquidos e pode levar a hipertensão - aumento anormal da pressão arterial, cálculos renais, osteoporose, em casos crônicos, pode resultar em infarto e acidente vascular cerebral. Há uma corrente que vem investigando o aumento do uso de sódio e o surgimento de tumores no Sistema Digestivo. Uma pesquisa Capitaneada pela Universidade do Porto (Portugal) revelou pacientes portadores de câncer de estômago que apresentavam um consumo de sal, superior ao mensurado em pessoas livres da doença. Além disso, o excesso do mineral fará com que o corpo retenha mais líquido do que o necessário, prejudicando o emagrecimento e ocasionando inchaço nos tecidos (edema), aumentando também o aspecto "casca de laranja" da celulite. A redução do uso exagerado e consumo do sódio estão na pauta da OMS e da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), pois o custo-efetivo em termos de saúde pública irá repercutir diretamente no combate a estas doenças e seus respectivos tratamentos. É a mesma política adotada para a retirada da GORDURA TRANS, que foi implantada a partir de 2009. O desafio está lançando, e não será tarefa das mais fáceis, visto que tanto a Indústria Alimentícia, como as pessoas envolvidas direta ou indiretamente no assunto, terão que se ajustar e reeducar-se em relação a este novo embate. Mas a decisão já está tomada, no prazo de 2 a 5 anos, a adição de sal deverá ser diminuída e até retirada de algumas preparações.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza como ideal, a ingestão de 4 a 6 gramas de sal por dia (ou 2000 mg de sódio), o que corresponde a 5gr de sal de cozinha, mas estudos realizados no Brasil indicam que este consumo pode chegar a 13g/dia. O sal não está presente somente nas preparações "salgadas". Pode parecer estranho, mas doces também podem conter sal ou sódio, já que ele é utilizado na indústria alimentícia como conservante. Grandes quantidades de sódio podem ser encontradas também em sopas e massas instantâneas, alimentos prontos congelados, embutidos (salame, salsicha, mortadela, queijos, lingüiça), enlatados, conservas e temperos e caldos industrializados. E atenção para quem está de dieta: alimentos light´s também podem ser ricos em sódio! Por isso, é importante ler os rótulos dos alimentos e comparar além das calorias e gordura, também a quantidade de sódio contido em cada produto.
Motivos para manter o saleiro longe da mesa de refeições não faltam, e prestar atenção com o sal oculto nas gôndolas dos supermercados é uma tarefa que deve virar rotina, disciplina mesmo!. Só assim iremos ter resultados positivos em um curto espaço de tempo.
Uma tabela com os 100 alimentos onde o sódio foi detectado em altas porcentagens foi publicada pelo Ministério da Saúde, e vamos replicar esta tabela para que sirva de alerta e orientação.
Preparação
Mgs em sódio
Quantidade
Macarrão instant. Galinha
1951 mg
Pacote com 85 gr
Macarrão instant. Carne
1859 mg
1 copo de 64 gr
Lasanha cong. bolonhesa
1734 mg
½ unidades – 325 gr
Tempero pronto p/arroz
1642 mg
1 col. de chá – 5 gr
Macarrão inst. Galinha
1642 mg
1 copo de 64 gr
Carne seca cozida
1443 mg
100 gr
Macarrão inst. Carne
1389 mg
1 pacote de 85 gr
Lasanha cong. 4 queijos
1284 mg
½ unidade - 325 gr
Bacalhau refogado
1256 mg
100 gr
Caldo de carne
987 mg
½ tablete de 4,5 gr
Caldo de galinha
979 mg
½ tablete de 4,5 gr
Tempero pronto p/feijão
935 mg
1 col. de chá -5 gr
Mistura p/ sopa inst. cebola
899 mg
1 col. de sopa – 11 gr
Molho a base de soja
855 mg
3 col. de chá – 15 ml
Mistura p/sopa inst.galinha + macarrão
855 mg
2 col. de sopa -19 gr
Misto frio (queijo/presunto)
806 mg
1 unidade - 110 gr
Frango à milanesa recheado congelado
789 mg
1 unidade - 130 gr
Nuggets de frango
742 mg
5 unidades – 130 gr
Ovinhos de amendoim
687 mg
3 col. de sopa – 45 gr
Sardinha em conserva
666 mg
4 unidades – 100 gr
Hambúrguer de carne
583 mg
1 ½ unidade – 80 gr
Queijo parmesão
553 mg
1 fatia – 30 gr
Hambúrguer de frango
421 mg
1 unidade – 80 gr
Bacon
384 mg
1 fatia – 20 gr
Frango a passarinho cong.
324 mg
2 ½ unidades – 100 gr
Pão francês
320 mg
1 unidade – 50 gr
Extrato de tomate pronto
316 mg
3 col. de sopa – 60 gr
Batata chips ondulada
308 mg
3 xícaras – 50 gr
Patê sardela pronto
280 mg
2 col de sopa – 40 gr
Torrada p/canapés
268 mg
15 unidades – 30 gr
Batata palha
262 mg
1 xícara – 50 gr
Pepino em conserva
255 mg
¼ de xícara – 50 gr
Bolachas grãos integrais
255 mg
7 unidades – 30 gr
Bolo de abacaxi pronto
242 mg
1 fatia – 60 gr
Bisnaguinha
239 mg
2 ½ unidades – 50 gr
Bolo de chocolate pronto
234 mg
1 fatia – 60 gr
Pão de fôrma integral
234 mg
2 fatias – 50 gr
Bolacha salgada de queijo
226 mg
3 unidades – 25 gr
Bolacha água e sal
223 mg
7 unidades – 30 gr
Biscoito polvilho
203 mg
5 ½ unidades – 15 gr
Tomate seco conserva
200 mg
2 col. de sopa – 40 gr
Pão hot-dog
197 mg
1 unidade – 50 gr
Cereal matinal chocolate
193 mg
¾ de xícara – 30 gr
Pão sírio
184 mg
1 unidade – 50 gr
Cereal matinal adocicado tradicional
176 mg
¾ de xícara – 30 gr
Mistura p/bolo chocolate
175 mg
3 col. de sopa – 35 gr
Queijo mussarela
174 mg
1 fatia – 30 gr
Atum em conserva
163 mg
1 col. de sopa – 45 gr
Bolinho de morango
159 mg
1 ½ unidade – 60 gr
Pão de fôrma
150 mg
2 fatias – 50 gr
Molho p/salada sabor parmesão
134 mg
1 col. de sopa – 13 gr
Leite integral
130 mg
1 copo -200 ml
Leite desnatado
130 mg
1 copo – 200 ml
Achocolatado pronto
130 mg
1 unidade – 200 ml
Iogurte natural
128 mg
1 copo – 200 mg
Maionese
126 mg
1 col. de sopa – 12 gr
Bolacha de leite
115 mg
6 unidades – 30 gr
Rosquinha de coco
110 mg
6 unidades – 30 gr
Molho de vinagre balsâmico
110 mg
1 col. de sopa – 12 ml
Leite em pó
105 mg
2 col. de sopa – 26 gr
Amendoim torrado
103 mg
1 col. de sopa – 15 gr
Rocambole pronto
103 mg
2 ½ fatias – 60 gr
Queijo ralado
100 mg
1 col. de sopa – 10 gr
Energético
100 mg
1 lata – 250 ml
Bolacha recheada chocolate
100 mg
3 unidades – 30 gr
Salgadinhos de milho
96 mg
2 ½ xícaras – 25 gr
Bebida isotônica
92 mg
1 copo – 200 ml
Barrinhas wafer recheadas e cobertas c/chocolate branco
91 mg
4 unidades – 30 gr
Bolacha maisena
89 mg
7 unidades – 30 gr
Catchup
89 mg
1 col. de sopa – 12 gr
Chá de limão em lata
86 mg
1 lata – 340 ml
Bolacha doce sem recheio
85 mg
5 unidades – 30 gr
Ricota
85 mg
1 fatia – 30 gr
Barrinhas de wafer recheadas e coberta c/chocolate ao leite
81 mg
4 unidades – 30 gr
Granola tradicional
78 mg
½ xícara – 40 gr
Achocolatado c/malte em pó
75 mg
3col. de sopa – 30 gr
Batata chips ao forno
68 mg
1 ½ xícara – 25 gr
Água de coco
66 mg
1 unidade – 330 ml
Pó p/cappuccino
64 mg
2 col. de sopa – 20 gr
Queijo minas
63 mg
1 fatia – 30 gr
Margarina
60 mg
1 col. de sopa – 10 gr
Bolacha wafer de chocolate
53 mg
4 unidades – 30 gr
Pão de mel
51 mg
2 unidades – 30 gr
Achocolatado em pó
42 mg
3 col. de sopa – 30 mg
Paçoca
41 mg
1 unidade – 22 gr
Sorvete de flocos
37 mg
1 bola – 60 gr
Bolacha wafer morango
36 mg
4 unidades – 30 gr
Castanha de caju
36 mg
1 col. de sopa – 15 gr
Suco em pó
34 mg
1 saquinho – 30 gr
Refrigerante tipo cola zero
28 mg
1 copo – 200 ml
Chocolate branco
26 mg
3 ½ quadradinhos – 25 gr
Espaguete
20 mg
1 prato – 80 gr
Barra de cereais c/chocolate
19 mg
1 unidade – 22 gr
Refrigerante limão
15 mg
1 copo – 200 ml
Suco de soja frutas
13 mg
1 copo – 200 ml
Arroz integral
12 mg
¼ de xícara – 50 gr
Chocolate ao leite
11 mg
3 ½ quadradinhos – 25 gr
Refrigerante tipo cola
10 mg
1 copo – 200 ml
Néctar de uva
4,8 mg
1 copo – 200 ml
Água mineral
0,55 mg
1 garrafa – 500 ml


Como substituir o uso do sal no dia a dia:

Priorizar sempre os alimentos naturais, trocando, por exemplo, o suco em pó por suco de frutas naturais e frescas, os bolos e sopas de pacote por preparações caseiras, macarrão instantâneo (o tempero que o acompanha, é um veneno em termos de sódio) faça um tempero caseiro com alho, cebola e orégano, esta mesma dica se aplica a massa preparada em casa, em vez do extrato de tomate e catchup, faça um molho em casa.
Para o churrasco, tempere com sal grosso (pouca quantidade) e depois retire o excesso, mas há uma receita simples e fácil para deixar esta preparação muito gostosa também, é deixar a carne imersa em um molho feito com vinho de boa qualidade, vinagre branco, alho, cebola, ervas como o tomilho, endro e alecrim; deixar até que a carne absorva estes sabores e aromas.
No restaurante japonês não mergulhe até o final, o sushi ou sashimi no molho de soja, se puder peça a versão light deste tempero.