Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2012

ALERGIA ALIMENTAR:

Vera Lúcia de Assunção


Um novo teste pode ajudar no tratamento de pessoas com alergia alimentar, que já atinge 8% das crianças e 4% dos adultos. Apartir de uma amostra de sangue, o exame detecta a reação a 103 proteínas presentes em 21 alimentos e vários alérgenos. Os exames até então disponíveis, não especificavam a proteína que causavam a reação, indicavam somente o alimento. Por ser mais abrangente, o recurso agora auxilia na descoberta da alergia a alimentos sobre os quais não pairavam suspeitas. O exame ainda está restrito a algumas unidades hospitalares, mas com o caminho aberto para outros laboratórios.
O uso de antiácidos pode estar por trás da maior incidência destes casos. Também os remédios podem reduzir a capacidade digestiva do organismo, outra fonte confirmada, as comidas industrializadas, cujos aditivos químicos e conservantes costumam provocar reações alérgicas.

Outro fator debatido há muito tempo, é o desmame prematuro dos bebês (as mães estão abandonando esta prática tão importante, cada vez mais rápido), pois o colostro, que é o primeiro leite que sai do seio materno, é um verdadeiro celeiro protetor para o recém-nascido.

As reações alérgicas mais comuns são:

Diarréia, dores, vômitos, efeitos na pele, tais como: urticária, reações respiratórias, tosse, choque Anafilático, podendo ir a óbito.

Alimentos que mais provocam alergias:

  • Ovo;
  • Peixes;
  • Crustáceos;
  • Moluscos;
  • Leite de vaca;
  • Derivados do trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.