Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015




MICRONUTRIENTES:

Possuem esta denominação, pois em comparação aos demais nutrientes, devemos consumi-los em menor quantidade. Eles não fornecem calorias, ou seja, NÃO ENGORDAM !!!!!.

# VITAMINAS:
São substâncias que aceleram e regulam as reações químicas do corpo humano.
Dividem-se em: A, D, E, K, C e as do complexo B. Elas são obtidas através da alimentação. As vitaminas que são absorvidas com a ajuda da água são chamadas de hidrossolúveis (vitamina C e complexo B). As que são absorvidas com ajuda de gorduras são as lipossolúveis (A, D, E, K).

# MINERAIS:
São obtidos através dos alimentos que se combinam entre si de varias maneiras, formando as estruturas do corpo humano. (Ex: cálcio nos ossos). Eles também participam na regulação dos processos que acontecem no nosso organismo, (ex: o ferro nos glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio). Alem do ferro, destacam-se magnésio, fósforo, sódio e zinco.
Além de terem suas especificidades, os minerais também ajudam na absorção das vitaminas.


 # ÁGUA:
São 60% a 75% do nosso peso corpóreo. A água estabiliza a temperatura do corpo, transporta os nutrientes para dentro das células e coloca os produtos indesejáveis para fora.
A água é sempre necessária em todas as funções celulares. A massa muscular possui mais água do que gordura, ou seja, este líquido também é importante para a manutenção de uma boa composição do corpo. A maioria das pessoas gravita em um estado de moderada desidratação (quando sentimos sede, é um alerta para reidratar o organismo).
ENTÃO..... VAMOS BEBER UM BOM COPO DE ÁGUA ?????










MACRONUTRIENTES:
Possuem esta denominação, pois, em comparação com os demais nutrientes, devemos consumi-los em maior quantidade. Os Macronutrientes são quebrados em frações menores para que possam ser melhor absorvidos pelo nosso organismo. São responsáveis pelo fornecimento de energia que também chamamos de calorias.


CARBOIDRATOS:
São as fontes de calorias, que são o combustível necessário para a musculatura e o cérebro. Atuam como fontes primárias de energia e que durante a digestão se transformam em moléculas de glicose.
Estão divididas em simples, que são formadas por monossacarídeos ou duas moléculas de dissacarídeos que são as moléculas de açúcar, e complexos que são formados por três ou mais moléculas de açúcar, os polissacarídeos.
Os carboidratos complexos, além de fornecerem energia, geralmente fornecem também outros nutrientes que são as vitaminas, minerais, fibras entre outros.
Os carboidratos fornecem resposta glicêmica, ou seja, a quantidade de glicose que um alimento gera na corrente sanguínea, para mais ou para menos, dependendo da carga de energia deste alimento.


PROTEINAS:
São produtos essenciais na construção e reparação para os músculos, glóbulos vermelhos e outros tecidos. São também importantes na formação e produção dos hormônios. Na digestão dividem-se em aminoácidos. 20 são os aminoácidos existentes, mas nosso organismo só consegue gerar nove destes aminoácidos essenciais, que deverão ser supridos pela alimentação diária.
Proteínas de origem animal possuem valor Biológico mais alto, ou seja, possuem perfis de qualidade e quantidade de aminoácidos bem superiores.
As proteinas também são fontes de calorias e podem ser usadas na produção de energia, caso os carboidratos não sejam fornecidos de forma adequada.
  


GORDURAS:
São as fonte de energia que durante a digestão são transformadas em moléculas de ácidos graxos saturados ou insaturados.

As saturadas são de origem animal.
Ex: manteiga e a gordura das carnes, que vêm contribuindo para as doenças cardiovasculares e a obesidade.

As Insaturadas são de origem vegetal.
Ex: óleos de milho e de oliva, que são menos prejudiciais ao organismo humano.
As gorduras são substâncias importantes, que devem ser consumidas em quantidade adequadas, e monitoradas em certos casos.



























terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Barra Pesada!!

Hoje vamos falar um pouco das Barrinhas de Cereais.

Hoje em dia elas estão disponíveis em diferentes tipos, marcas, sabores e composição nutricional no mercado. Em média, elas possuem de 70 a 120 kcal cada uma. Esses valores variam de acordo com os ingredientes compostos em cada uma. As barras em geral oferecem um conjunto de nutrientes, sendo considerada uma refeição (lanche) saudável. Todo mundo associa a barrinha de cereal como sendo algo super saudável e necessário comer, certo????

O que muitas pessoas não sabem é que a grande maioria dessas barrinhas contêm Glucose de milho ou Xarope de Glucose. Para quem não sabe glucose são: carboidratos simples que fornecem energia imediata, encontrados em frutas e sucos.

Porém, esses carboidratos dificultam a perda de peso, pois, após serem ingeridos, são absorvidos rapidamente pelo organismo, e fazem os níveis de açúcar no sangue aumentarem com uma velocidade acelerada, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

Além disso, a glucose pode trazer outros malefícios para a saúde, como o risco para a obesidade. De acordo com o chefe do departamento de nutrição da Harvard School of Public Health, Dr. Walter Willett, o consumo a longo prazo de bebidas açucaradas, que são adoçadas com xarope de glucose de milho concentrado, pode duplicar o risco de obesidade. Parte deste risco vem das calorias extras, parte é devido ao alto teor de glucose nas bebidas.

Outros malefícios:

• Aumento dos níveis de gordura visceral (aquela da barriguinha), o tipo de gordura que se armazena em volta dos órgãos;

• Menor sensibilidade à insulina, um dos primeiros sinais da diabetes;

• Aumento de produção de gordura no fígado;

• Aumento do nível de colesterol do tipo LDL (colesterol “mau”);

• Aumento do nível de triglicerídios;

• Diminuição da tolerância à glucose;

• Produção de altos níveis de insulina;

Esses dois últimos itens mostram sinais precoces da diabetes.

Quando a glucose é consumida, ocorre uma série de reações no organismo que permitem que esta seja utilizada como energia e há um aumento da produção de leptina, hormônio que ajuda a controlar o apetite, junto com um aumento de armazenamento de gordura. Entretanto, a grelina, um hormônio do estômago, é reduzida, o que ajuda a diminuir os níveis de fome.

De acordo com Peter Havel ,da Universidade da Califórnia, "O xarope de glucose não estimula a secreção de insulina. Isto sugere que o consumo de grande quantidade de xarope de glucose tem o mesmo efeito que o consumo excessivo gordura, podendo contribuir para o aumento de peso."

Ou seja, cuidado com a ingestão excessiva de glucose nos alimentos, verifique se a presença dele nos alimentos. limite o consumo de refrigerantes e outras bebidas e alimentos açucarados.

Como havia dito, muitas barrinhas que estão no mercado contêm esse carboidrato, entre elas: Nutry, Trio, Neston, entre outras.

As que não contém glucose são: Mãe Terra e Nature Valley. Aproveite!!!!!

REPASSEM A INFORMAÇÃO POR FAVOR !