Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015





MACRONUTRIENTES:
Possuem esta denominação, pois, em comparação com os demais nutrientes, devemos consumi-los em maior quantidade. Os Macronutrientes são quebrados em frações menores para que possam ser melhor absorvidos pelo nosso organismo. São responsáveis pelo fornecimento de energia que também chamamos de calorias.


CARBOIDRATOS:
São as fontes de calorias, que são o combustível necessário para a musculatura e o cérebro. Atuam como fontes primárias de energia e que durante a digestão se transformam em moléculas de glicose.
Estão divididas em simples, que são formadas por monossacarídeos ou duas moléculas de dissacarídeos que são as moléculas de açúcar, e complexos que são formados por três ou mais moléculas de açúcar, os polissacarídeos.
Os carboidratos complexos, além de fornecerem energia, geralmente fornecem também outros nutrientes que são as vitaminas, minerais, fibras entre outros.
Os carboidratos fornecem resposta glicêmica, ou seja, a quantidade de glicose que um alimento gera na corrente sanguínea, para mais ou para menos, dependendo da carga de energia deste alimento.


PROTEINAS:
São produtos essenciais na construção e reparação para os músculos, glóbulos vermelhos e outros tecidos. São também importantes na formação e produção dos hormônios. Na digestão dividem-se em aminoácidos. 20 são os aminoácidos existentes, mas nosso organismo só consegue gerar nove destes aminoácidos essenciais, que deverão ser supridos pela alimentação diária.
Proteínas de origem animal possuem valor Biológico mais alto, ou seja, possuem perfis de qualidade e quantidade de aminoácidos bem superiores.
As proteinas também são fontes de calorias e podem ser usadas na produção de energia, caso os carboidratos não sejam fornecidos de forma adequada.
  


GORDURAS:
São as fonte de energia que durante a digestão são transformadas em moléculas de ácidos graxos saturados ou insaturados.

As saturadas são de origem animal.
Ex: manteiga e a gordura das carnes, que vêm contribuindo para as doenças cardiovasculares e a obesidade.

As Insaturadas são de origem vegetal.
Ex: óleos de milho e de oliva, que são menos prejudiciais ao organismo humano.
As gorduras são substâncias importantes, que devem ser consumidas em quantidade adequadas, e monitoradas em certos casos.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.