Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Barra Pesada!!

Hoje vamos falar um pouco das Barrinhas de Cereais.

Hoje em dia elas estão disponíveis em diferentes tipos, marcas, sabores e composição nutricional no mercado. Em média, elas possuem de 70 a 120 kcal cada uma. Esses valores variam de acordo com os ingredientes compostos em cada uma. As barras em geral oferecem um conjunto de nutrientes, sendo considerada uma refeição (lanche) saudável. Todo mundo associa a barrinha de cereal como sendo algo super saudável e necessário comer, certo????

O que muitas pessoas não sabem é que a grande maioria dessas barrinhas contêm Glucose de milho ou Xarope de Glucose. Para quem não sabe glucose são: carboidratos simples que fornecem energia imediata, encontrados em frutas e sucos.

Porém, esses carboidratos dificultam a perda de peso, pois, após serem ingeridos, são absorvidos rapidamente pelo organismo, e fazem os níveis de açúcar no sangue aumentarem com uma velocidade acelerada, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

Além disso, a glucose pode trazer outros malefícios para a saúde, como o risco para a obesidade. De acordo com o chefe do departamento de nutrição da Harvard School of Public Health, Dr. Walter Willett, o consumo a longo prazo de bebidas açucaradas, que são adoçadas com xarope de glucose de milho concentrado, pode duplicar o risco de obesidade. Parte deste risco vem das calorias extras, parte é devido ao alto teor de glucose nas bebidas.

Outros malefícios:

• Aumento dos níveis de gordura visceral (aquela da barriguinha), o tipo de gordura que se armazena em volta dos órgãos;

• Menor sensibilidade à insulina, um dos primeiros sinais da diabetes;

• Aumento de produção de gordura no fígado;

• Aumento do nível de colesterol do tipo LDL (colesterol “mau”);

• Aumento do nível de triglicerídios;

• Diminuição da tolerância à glucose;

• Produção de altos níveis de insulina;

Esses dois últimos itens mostram sinais precoces da diabetes.

Quando a glucose é consumida, ocorre uma série de reações no organismo que permitem que esta seja utilizada como energia e há um aumento da produção de leptina, hormônio que ajuda a controlar o apetite, junto com um aumento de armazenamento de gordura. Entretanto, a grelina, um hormônio do estômago, é reduzida, o que ajuda a diminuir os níveis de fome.

De acordo com Peter Havel ,da Universidade da Califórnia, "O xarope de glucose não estimula a secreção de insulina. Isto sugere que o consumo de grande quantidade de xarope de glucose tem o mesmo efeito que o consumo excessivo gordura, podendo contribuir para o aumento de peso."

Ou seja, cuidado com a ingestão excessiva de glucose nos alimentos, verifique se a presença dele nos alimentos. limite o consumo de refrigerantes e outras bebidas e alimentos açucarados.

Como havia dito, muitas barrinhas que estão no mercado contêm esse carboidrato, entre elas: Nutry, Trio, Neston, entre outras.

As que não contém glucose são: Mãe Terra e Nature Valley. Aproveite!!!!!

REPASSEM A INFORMAÇÃO POR FAVOR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.