Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2015




FRUTAS SEMPRE... SUCO DE FRUTAS NEM SEMPRE!


É uma aposta fácil de comprovar e ganhar em qualquer discussão.
Tomar um copo de suco de fruta é ideal em algumas condições: fazer e tomar na mesma hora, usar centrifuga em vez de liquidificador, usar a casca (quando possível), não adoçar, e estar associado a uma ou mais refeições ao dia. Os sucos especialmente os adoçados, são capazes de elevar os níveis de glicose no sangue de forma intensa. Com isso há maior liberação de insulina. Picos elevados de insulina em série, podem causar o surgimento da diabetes.
A pergunta que não quer calara, mas qual é a diferença de tomar suco de laranja e comer a laranja, se o conteúdo nutricional fica inalterado?
Resposta:
Os líquidos passam mais rapidamente do estomago para os intestinos, do que os alimentos sólidos. Por isso ocorre o aumento da glicose circulante. Sem contar que, para fazer um copo de suco de laranja, usamos em média de quatro a cinco laranjas, valor que dificilmente consumimos quando resolvemos comer a fruta in natura!!. Quando preparamos o suco das frutas, desperdiçamos bagaço, cascas e até algumas sementes que fazem parte da sua constituição física e química, e estes elementos são importantes para uma digestão mais lenta, e, portanto menos glicose sendo acionada.
 Este sobe e desce da glicose gerou tanta preocupação, que concebeu um congresso na Itália em 2013. Foi criado um consenso sobre este assunto que ficou sendo o seguinte: há evidências consistentes de que uma dieta de carga e índice glicêmico baixos reduz o risco de diabetes tipo 2, e consegue domar os picos de glicose protegendo contra problemas cardiovasculares.

Os sucos naturais, comprovadamente são mais saudáveis que refrigerantes ou bebidas gaseificadas. Fazer um desvio dos sucos industrializados ou os famosos néctares!!! É uma boa medida. Há uma única boa opção que é muito bem-vinda a adição de extratos de soja, que reduz os índices glicêmicos, por ser uma leguminosa rica em proteínas, ela é um nutriente que torna a absorção da glicose, de forma muito mais lenta.
As frutas possuem polifenois importantes na sua composição, que protegem contra o diabetes. Estes polifenois estão presentes em frutas coo mirtilo, uva, maçã, pera entre algumas. São substâncias que possuem antioxidantes que ajudam a diminuir a resistência à ação da insulina.
No seu próximo passeio a feira ou ao hortifruti, olhe com carinho para elas.... As frutas, e leve-as para sua casa... elas ficam felizes de poder te ajudar a manter a sua saúde em dia !!!!.


TABELA DA SCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES
 (carga e índices glicêmicos de algumas frutas)
DAMASCO
IG 31 MG / CG 9 MG
PÊRA
IG 38 MG / CG 4 MG
MAÇÃ
IG 38 MG / CG 6 MG
AMEIXA
IG 39 MG / CG 5 MG
MORANGO
IG 40 MG / CG 1 MG
LARANJA
IG 42 MG / CG 5 MG
PÊSSEGO
IG 42 MG / CG 5 MG
UVA
IG 46 MG / CG 8 MG
MANGA
IG 51 MG / CG 8 MG
BANANA
IG 52 MG / CG 12 MG
KIWI
IG 53 MG / CG 6 MG
FRUTA-DE-CONDE
IG 54 MG / CG 10 MG
MAMÃO PAPAYA
IG 59 MG / CG 10 MG
ABACAXI
IG 59 MG / CG 7 MG
MELÃO
IG 65 MG / CG 4 MG
MELANCIA
IG 72 MG / CG 4 MG



OBSERVAÇÕES:
INDICE GLICÊMICO (IG)

BAIXO <_ 55
 MÉDIO 56-69         
 ALTO >_ 70

CARGA GLICÊMICA (CG)

BAIXA <_ 10
MÉDIA 11-19

ALTA >_ 20         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.