Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 6 de outubro de 2013






Água de beber,

água de lavar....

corpo, alma, saúde,

mergulhar!.

 

Água: elemento feminino, sabedoria e compaixão, começam este texto muito bem!.

Como o Criador que a teve como idéia original para toda a criação.

 

Por: Vera Lúcia de Assunção

Revisão final de textos:

Márcia Lacombe da Fonseca

Nutricionistas da DVST/UFRJ.

 

Água, elemento base deste ponto de pó estacionado no Universo, chamado planeta terra, 5 oceanos, rios incontáveis, afluentes mil, quedas d’águas ainda desconhecidas (graças a Deus!). Composição maior de todo o corpo humano, ou seja, temos o mesmo DNA do planeta, líquidos fluem por todas as partes do nosso corpo, sangue, suor, liqüors, líquidos, fluidos (não o de isqueiros, mas o que geram novas vidas), entre outros. E qual a importância e o valor real que damos a tudo isso? quase nenhuma, talvez estejamos começando, a reavaliar algumas posturas, mas temos que ser rápidos, muito rápidos, para podermos passar uma nova perspectiva, e não sermos penalizados, por negligência, abandono e incapacidade de gerenciamento, pelo bem maior, que tínhamos em mãos, e deixamos escorrer por pura ignorância, descaso e egoísmo.

Sendo uma das fórmulas química mais simples da natureza, duas moléculas de hidrogênio, para uma de oxigênio, não deveria ser tão difícil assim, cuidar deste elemento primordial à existência da espécie humana, visto que os primeiros habitantes desta parte da Galáxia, seja pela teoria do Gênesis, (Bíblia) ou da Evolução das Espécies, (Charles Darwin) chegaram aqui, com o elemento água já fazendo parte do contexto, que iria ser o currículo das gerações que viriam a dar continuidade a nossa existência.

ÁGUA: SUA IMPORTÂNCIA COMO PRIMEIRO ELEMENTO PARA DISCUSSÃO DA ALIMENTAÇÃO HUMANA E ANIMAL.

Água e eletrólitos (sais ionizados)

Gorduras e proteínas. Compõem a maioria dos alimentos sólidos.
A água deve ser fornecida de maneira regular a todos os indivíduos, sejam eles humanos ou animais; (algumas máquinas, também dependem dela para seu bom funcionamento, manutenção e bons resultados finais).  Sua administração deve ser constante, devido às perdas diárias, que são eliminadas pela urina, suor, respiração e pela evacuação. Em caso de algumas patologias, essas excreções passam a ficar aumentadas, fazendo o organismo além de perder água, perder também, cloreto de potássio.

A água atua como uma espécie de solvente no interior do corpo-humano, ou seja, nas reações bioquímicas que o nosso corpo efetua no dia-a-dia, ela é parte importante na digestão, absorção e excreção dos elementos, atua também no sistema circulatório (condução sangüínea), e transporte de nutrientes, mantém a temperatura e o ph corpóreo.

É possível sobreviver sem a ingestão de alimentos, mas com a água é diferente; foi comprovado que em temperaturas moderadas, um adulto suporta (sobreviver) sem água, por no máximo dez dias, e uma criança por apenas cinco dias. A recomendação diária da ingestão de água para adultos é de 2,5 litros, sendo distribuídos da seguinte forma:

Homens = 60%

Mulheres = 54% (por possuírem mais gordura que os homens)

Bebes e crianças pequenas = sua variável hídrica, flutua para índices maiores, visto que suas capacidades renais ainda estão em formação.

No período da lactação, a oferta de líquidos, deve ser aumentada devido ao fato das quantidades exigidas para a produção do leite materno, ficarem defasadas, (por ser um período de grandes mudanças hormonais).

A água possui dois eletrólitos importantes, o sódio e o potássio, que tem como papel primordial, manter o equilíbrio hídrico-corporal e como conseqüência, as trocas entre estes dois elementos devem estar sempre em harmonia mantendo a bomba principal de nosso corpo em perfeito funcionamento.

SEGURANÇA DA ÁGUA:

As questões de segurança da água potável são provenientes do número crescente de patógenos encontrados nos fornecimentos públicos de água.
 Ex.: Escherichia Coli e   Giárdia Cyclospora

Podem causar problemas de saúde pública disseminando inúmeras doenças graves, onde bebês, idosos e aqueles que estão imunocomprometidos, são os mais sacrificados e gravemente afetados.

Estes fatores fizeram com que os consumidores, passaram a fazer uso da água engarrafada ou filtragem da água em casa. A FDA tem uma regra sobre a rotulação da água engarrafada, que determina informações com respeito à fonte de origem. Algumas fontes são ricas em Minerais, mas mesmo assim tem que haver o controle da ingestão das mesmas, pois determinadas patologias não “aceitam” este ou aquele mineral no organismo do paciente, podendo causar alguma alteração de ordem funcional ao organismo humano. Todas as marcas de água mineral passam pelo crivo do Ministério da Saúde e da ANVISA, que autorizam ou não a sua comercialização no país.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.