Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2015





COMO CONSUMIR PEIXES DE FORMA RESPONSÁVEL!
Todos os dias, dezenas de espécies de pescados (peixes, crustáceos e moluscos) são capturadas para a alimentação humana e o comércio global. Em alguns casos, essa pesca acarreta danos ao meio ambiente ou está levando essas espécies a uma sobrepesca e à extinção. É por isso que a escolha responsável e consciente de quais tipos de pescados devemos consumir, é o primeiro passo que podemos dar no combate a degradação do Planeta.
Vamos citar três categorias de animais no qual o consumo é livre, até os que sugerem o não consumo. Nossas escolhas definem como queremos ser ou como seremos vistos pela sociedade, e que o amplo efeito destas ações, tecem o destino e a preservação deste Planeta Terra.
Em um período de grandes transformações e tentos eventos globais, como a extinção de espécies animais e vegetação derrubadas de florestas, aquecimento global, escassez de água doce, uma pequena, porem importante escolha que podemos fazer, diz respeito à preocupação, com a origem de nossa alimentação, como ela é cultivada e/ou, sobretudo capturada.
Pequenas ações passam a ter cada vez mais, um maior significado e, importância na luta pela preservação da Terra.

CURIOSIDADES:
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CAÇÃO E TUBARÃO?
A resposta é NENHUMA.
Conforme a cultura local, cação é o nome comercial dado ao Tubarão. Em muitas regiões no Brasil, tubarão pequeno é chamado de cação. Algumas espécies de peixes e invertebrados encontram-se muito ameaçadas de extinção pela exploração comercial e tem restrições de pesca e comercialização estabelecidas por Lei Federal. Para saber mais sobre elas, consulte a Lista Nacional de Espécies da Fauna Ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente.
OS LIBERADOS PARA CONSUMO:
Anchoita;
Atum de lata;
Baiacu;
Bonito;
Calamar;
Camarão-barba-ruça;
Camarão – branco;
Camarão-Santana;
Carapeba;
Cavala;
Cavalinha;
Cocoroca;
Espada;
Lula;
Manjuba;
Olhete;
Polombeta;
Sardinha-boca- torta;
Sardinha-laje;
Savelha;
Sororoca;
Xerelete;
Xixarro.

CONSUMO CO MODERÇÃO:

Abrótea;
Albacorinha;
Anchova;
Atum;
Cabrinha;
Camarão-sete-barbas;
Corvina;
Goete;
Lagostim;
Merluza
Ostra;
Parati;
Pescada-amarela;
Pescada-branca;
Pescada –cambuçu;
Pescada –foguete;
Pescada-olhuda;
Polvo;
Robalo;
Sardinha;
Siri; tainha;
Trilha.

EVITE:

Badejo;
Bagre;
Batata;
Cação;
Camarão-rosa;
Caranha;
Castanha;
Cherne-verdadeiro;
Emplastro;
Garoupa;
Linguado;
Namorado;
Pago;
Raia.

Vera Assunção
Nutricionista/UFRJ




segunda-feira, 1 de junho de 2015




Couve-flor, brócolis e couve-manteiga são vegetais que fazem parte do grupo das crucíferas. Eles apresentam muitos benefícios para a saúde e são considerados alimentos funcionais. Esses vegetais são ricos em fibras, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio) e vitaminas (E, K e C), além de apresentarem baixo teor calórico e serem fontes de luteína, betacaroteno, quercetina e antioxidantes. 

Outro importante benefício dessa família é uma substância chamada sulforafane, um fitonutriente com capacidade de estimular o gene com função anticancerígena. Estudos apontam que o ácido indol-3-carbinol encontrado nesses vegetais tem a capacidade de neutralizar as células tumorais sensíveis ao hormônio estrógeno, como os do ovário, mama e próstata. 

Recentemente, um estudo da Universidade Chungbuck, na Coréia do Sul, publicado pelo periódico científico Obesity, mostrou que esses vegetais também atuam contra o ganho de peso e ajudam no combate à obesidade. Os pesquisadores observaram que as substâncias dos vegetais interferem no desenvolvimento dos adipócitos, que controlam o aumento das células de gordura, sendo capaz de parar o processo que faz com que esse grupo celular cresça e se multiplique. 

Além de todos esses benefícios, cada um dos vegetais que fazem parte das crucíferas possuem benefícios particulares e devem ser consumidos em uma dieta balanceada. 

Brócolis: é um dos vegetais mais nutritivos. O mais indicado é comê-lo cru em saladas ou preparados no vapor. Possui glucorafanina, que ajuda nas propriedades antioxidantes dos tecidos do corpo, além das propriedades anti-inflamatórias. É também excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajudam na regulação da pressão arterial. 

Couve: ingrediente importante nos diversos pratos dos brasileiros, ela também ajuda a fixar o cálcio nos ossos e possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Possui uma variedade grande de vitaminas e minerais que, combinados aos fotoquímicos presentes na folha, ajudam na absorção dos nutrientes dos outros alimentos da refeição. 

Couve-flor: excelente fonte de vitaminas, como as vitaminas B1, B2, B3 e B6, e vitaminas C, K e E. Além disso, ela fornece os minerais essenciais como magnésio, cálcio, fósforo, potássio e manganês. 

Couve de Bruxelas: rica em fitonutrientes, que ajudam o sistema imunológico, e alto teor de fibras, que reduz o colesterol. Estudos recentes também apontam que alguns compostos desse vegetal bloqueiam a atividade de enzimas sulphotransferase, que podem ser prejudiciais para saúde e a estabilidade do DNA. 

Repolho: rico em fibras, o vegetal é ótimo para digestão e possui nutrientes que ajudam na saúde do revestimento intestinal e do estômago. O repolho ainda auxilia os níveis de bactérias no intestino, reduzindo as ruins e aumentando as boas. 



Alimentos de "calorias negativas":

Estes alimentos consomem mais calorias em seu organismo do que eles lhe trazem. Isso acontece porque nosso corpo consome energia para digerir os alimentos e, alguns deles, demandam mais calorias do corpo para digeri-los do que as calorias que eles contem.
Quer saber quais são? Vamos lhe dar uma pequena lista, mas não se esqueça que é preciso manter uma alimentação equilibrada e variada para lhe manter em forma e com saúde, com um sorriso.
Alimentos de baixa caloria que você pode comer em caso daquela vontade de lambiscar, sem que você corra risco de ganhar algumas graminhas. Veja nossa lista de 10 deles...
Os Aspargos
Os aspargos contêm antioxidantes de boa qualidade e trazem 20 calorias por 100 g. A ponta que adoramos é a parte do aspargo que é mais rica em minerais. Para aproveitar seus benefícios é preferível cozinhá-los em pouca água.
O Pepino
Ele é constituído de 95% de água e contém uma bela quantidade de antioxidante para nos ajudar a neutralizar os radicais livres que atacam nossas células. Ele tem 16 calorias para cada 100 g. Ele é além do mais super-refrescante em nossas saladas.
A Couve-flor
Com suas 25 calorias por 100 g, compreendemos melhor a tendência atual de utilizá-la de forma incomum, para realizar uma base de massa de pizza, por exemplo. Comê-la crua ou ligeiramente cozida, lhe dará rapidamente uma sensação de saciedade.
O Aipo
O aipo branco é constituído de 75% de água, o resto são fibras. Ele é rico em sódio e potássio e tem 16 calorias por 100 g. Tenro e crocante, ele é ideal na hora do aperitivo mergulhado num molho de iogurte, para evitar se jogar em cima de um potinho de amendoins.
As Carnes magras
As carnes magras são excelentes fontes de proteínas. O organismo queima mais energia para digerir as proteínas de carne, além do mais você ficará saciado por um bom tempo.
À escolha, sem comer a gordura ou a pele você tem:
Filé de porco - 145 Cal/100 g
Peito de frango - 175 Cal/100 g
Coxa de peru - 144 Cal/100 g
Carne de boi -140 Cal/100 g
Os Tomates
Com seus antioxidantes e licopeno, o tomate é aconselhado para conservar a linha e poderia contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares. Para aproveitar todos os seus benefícios, é aconselhável comer com um fiete de azeite. Com 18 Cal/100 g, porque se privar?
 O Mamão
O mamão com suas 43 Cal/100 g é não apenas ideal para quebrar a vontade de lambiscar, mas também para sua saúde. De fato, ele é rico em fibras e uma alimentação rica em fibras está associada a um menor risco de câncer do cólon. Mas cuidado, se você tem uma alergia ao látex, o mamão faz parte dos alimentos potencialmente associados a esta alergia.
A Maçã
As maçãs sim, mas qualquer uma: as maçãs verdes! Se elas não são verdadeiramente ricas em calorias negativas, elas são ricas em fibras e dão rapidamente a sensação de saciedade. Com 52 Cal/100 g, ela é uma boa aliada do seu regime.
O Café
Uma boa maneira de começar o dia é com um café preto, sem colocar açúcar é claro! O café estimula a queima das gorduras e contém 0 calorias. Com seu teor de cafeína, você terá uma grande energia por todo o dia.

A Pimenta Chili e Malagueta 
Não grite: "está doido"! Não é uma brincadeira, desde que você consiga comer a pimenta, é claro! Com suas 40 Cal/100 g, ela queima tanto a boca quanto as calorias, as pimentas são alimentos termogênicos. Se você gosta de pratos bem picantes, não hesite em colocar algumas pitadas ou gotinhas...

quarta-feira, 8 de abril de 2015




ALIMENTAÇÃO COLORIDA
Para manter a saúde em dia, estabeleça horários regulares para as refeições. Comer de três em três horas é sempre a melhor pedida, pois o corpo vai recebendo os alimentos e trabalha de modo mais equilibrado. A fome também fica mais controlada, e evita-se devorar um prato cheio de comida por ter ficado muito tempo em jejum.
Faça escolhas que proporcionem contrastes de cor, texturas e sabor. Use ervas e temperos, uma pitada de noz-moscada ou canela, pode compensar o paladar diminuído.
Não deixe a desidratação te pegar! Beba de seis a oito copos de líquidos por dia, sucos, água, leite entre alguns mais saudáveis.  Pessoas idosas geralmente sentem menos sede ou reduzem a ingestão de líquidos devido à incontinência urinaria. Isso pode contribuir para a constipação intestinal e problemas renais.
Outra dica importante e valiosa, é aproveitar o tempo livre para fazer exercícios físicos, como caminhadas diárias ou outros exercícios que cada u de identifique mais!. Não apenas para preservar a força muscular, mas também para melhorar o bom humor.

Quando se está na melhor idade, a necessidade de micronutrientes e de algumas vitaminas, como é o caso do cálcio e da Vitamina D, que afetam a densidade mineral óssea e o risco de sofrer com osteoporose e fraturas, faz-se presente. Outra vitamina que deve ser observada em idosos é a B12, pois não é raro encontrar pacientes com baixas concentrações dela no organismo. Frutas e vegetais variados e de preferência orgânicos, se não houver nenhuma doença que os contraindiquem, podem ser ingeridos a vontade. Dar preferência aos peixes de mar, frango e ingerir pouca carne vermelha, além de optar por cortes magros. Procurar alimentos integrais o mais que puder. Evitar sempre gorduras, açúcares, frituras, embutidos e alimentos industrializados!




segunda-feira, 6 de abril de 2015




FRUTAS SEMPRE... SUCO DE FRUTAS NEM SEMPRE!


É uma aposta fácil de comprovar e ganhar em qualquer discussão.
Tomar um copo de suco de fruta é ideal em algumas condições: fazer e tomar na mesma hora, usar centrifuga em vez de liquidificador, usar a casca (quando possível), não adoçar, e estar associado a uma ou mais refeições ao dia. Os sucos especialmente os adoçados, são capazes de elevar os níveis de glicose no sangue de forma intensa. Com isso há maior liberação de insulina. Picos elevados de insulina em série, podem causar o surgimento da diabetes.
A pergunta que não quer calara, mas qual é a diferença de tomar suco de laranja e comer a laranja, se o conteúdo nutricional fica inalterado?
Resposta:
Os líquidos passam mais rapidamente do estomago para os intestinos, do que os alimentos sólidos. Por isso ocorre o aumento da glicose circulante. Sem contar que, para fazer um copo de suco de laranja, usamos em média de quatro a cinco laranjas, valor que dificilmente consumimos quando resolvemos comer a fruta in natura!!. Quando preparamos o suco das frutas, desperdiçamos bagaço, cascas e até algumas sementes que fazem parte da sua constituição física e química, e estes elementos são importantes para uma digestão mais lenta, e, portanto menos glicose sendo acionada.
 Este sobe e desce da glicose gerou tanta preocupação, que concebeu um congresso na Itália em 2013. Foi criado um consenso sobre este assunto que ficou sendo o seguinte: há evidências consistentes de que uma dieta de carga e índice glicêmico baixos reduz o risco de diabetes tipo 2, e consegue domar os picos de glicose protegendo contra problemas cardiovasculares.

Os sucos naturais, comprovadamente são mais saudáveis que refrigerantes ou bebidas gaseificadas. Fazer um desvio dos sucos industrializados ou os famosos néctares!!! É uma boa medida. Há uma única boa opção que é muito bem-vinda a adição de extratos de soja, que reduz os índices glicêmicos, por ser uma leguminosa rica em proteínas, ela é um nutriente que torna a absorção da glicose, de forma muito mais lenta.
As frutas possuem polifenois importantes na sua composição, que protegem contra o diabetes. Estes polifenois estão presentes em frutas coo mirtilo, uva, maçã, pera entre algumas. São substâncias que possuem antioxidantes que ajudam a diminuir a resistência à ação da insulina.
No seu próximo passeio a feira ou ao hortifruti, olhe com carinho para elas.... As frutas, e leve-as para sua casa... elas ficam felizes de poder te ajudar a manter a sua saúde em dia !!!!.


TABELA DA SCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES
 (carga e índices glicêmicos de algumas frutas)
DAMASCO
IG 31 MG / CG 9 MG
PÊRA
IG 38 MG / CG 4 MG
MAÇÃ
IG 38 MG / CG 6 MG
AMEIXA
IG 39 MG / CG 5 MG
MORANGO
IG 40 MG / CG 1 MG
LARANJA
IG 42 MG / CG 5 MG
PÊSSEGO
IG 42 MG / CG 5 MG
UVA
IG 46 MG / CG 8 MG
MANGA
IG 51 MG / CG 8 MG
BANANA
IG 52 MG / CG 12 MG
KIWI
IG 53 MG / CG 6 MG
FRUTA-DE-CONDE
IG 54 MG / CG 10 MG
MAMÃO PAPAYA
IG 59 MG / CG 10 MG
ABACAXI
IG 59 MG / CG 7 MG
MELÃO
IG 65 MG / CG 4 MG
MELANCIA
IG 72 MG / CG 4 MG



OBSERVAÇÕES:
INDICE GLICÊMICO (IG)

BAIXO <_ 55
 MÉDIO 56-69         
 ALTO >_ 70

CARGA GLICÊMICA (CG)

BAIXA <_ 10
MÉDIA 11-19

ALTA >_ 20         

terça-feira, 31 de março de 2015





DEZ AJUSTES ALIMENTARES PARA FAZER EM CASA!!!!.

# Sirva a salada ou a sopa, antes do prato principal, este princípio faz diminuir a saciedade, e o risco de comermos além da conta;

# Deixe as travessas longe, ou seja, deixe-as no aparador longe do alcance, ou monte o prato na cozinha e leve para a sala de jantar, com esta preguicinha de levantar, você reduz em 20% a ingestão de alimentos;

# Não use pratos grandes. O ideal são os pratos normais, e não os que vemos hoje em dia em restaurantes self-service.... enormes e ovalados, onde podemos espalhar muita comida. Os pratos normais têm no máximo 23 centímetros de diâmetro;

#Copos altos e finos. Além da elegância à mesa, temos a impressão de termos mais liquido à nossa frente. Isso também evita os exageros;

#Vá fazer suas refeições com a televisão e rádio desligados (uma músiquinha suave até pode.... mas notícias ruins e um batidão de funk!!!!!!!!!!! Nem pensar), com esta dica, comemos com mais calma, mastigamos melhor os alimentos, e temos nossa família ou amigos para conversar durante a sobremesa, e botar o papo em dia!;

#Organize a bancada de cozinha, aliás, pensando melhor, deixe sempre a cozinha arrumada, evite deixar restos de comida por perto, fazendo a tentação aflorar!;

#Tenha sempre vegetais fatiados, frutas e verduras. Deixe em área visível dentro da geladeira, para podermos consumir no lanche da tarde ou mesmo durante o jantar ou almoço;

#Guarde as seis porções proteicas que temos direito durante o dia. Exemplos: iogurtes, tofu, queijo minas, frutas, queijo cottage, ricota temperada. Estas porções servem como mini lanches, proteicos e leves para aquela fominha que surge!.

#Esconda as guloseimas, doces e similares em lugares meio esquecidos, em armários que não fiquem na sua linha de visão. Só não se esqueça deles por ali para o resto da vida!;

#Ponha um Bowl ou um cesto de frutas na cozinha (protegido das formiguinhas famintas ou mosquitos que gostam de frutas!). Quem faz isso além de perfumar a cozinha e deixá-la mais colorida, perde até 4 kg em média, de quem não tem frutas à mão!!!!!.





NÚMERO DA SORTE? PODE SER EU APOSTO QUE SIM!!!!!!!!!!!!


7 ALIMENTOS PARA DEIXAR O CÉREBRO LUSTRANDO DE LINDO!!!
Incluir estes alimentos para ativar ou reativar o cérebro, esta caixinha de surpresas que merece sempre a nossa preocupação, para evitar que ele sozinho possa causar algum curto-circuito. São alimentos simples usados no dia-a-dia, de baixo custo e que podem e devem ser incluídos no prato nosso de cada dia!.

# CHOCOLATE QUENTE: Nos dias frios, não há nada melhor, até porque ficamos mais preguiçosos e o cérebro precisa ficar esperto. O chocolate em si mesmo, oferece uma melhora no desempenho dos nossos dias, cheios de tarefas. Uma xícara de chocolate quente ou três pedacinhos de chocolate AMARGO!!!, Logo pela manhã, junto à primeira refeição do dia, é tudo de bom para dar energia, para dar a partida nas atividades que são nossas.
O chocolate ativa a circulação sanguínea para a região do cérebro.
Pessoas acima dos 60 anos tem uma melhora considerável nas questões de memória e raciocínio. De onde vem esta mágica?. Dos flavonoides do cacau, matéria básica do chocolate, que favorece a formação do de óxido nítrico, substância que dilata as artérias e eleva a carga de oxigênio e nutrientes circulantes para os neurônios.
REPETINDO, O CHOCOLATE DEVE SER O AMARGO (70% DE CACAU SEM LEITE), PODEMOS POLVILHAR CANELA QUE TAMBÉM POSSUI FLAVONOIDES IMPORTANTES, USAR A CANELA COM PARCIMÔNIA, AS MULHERES DEVEM TOAR MAIS CUIDADOS COM ELA!!!!!

#OVO COZIDO: A gema concentra uma das principais vitaminas. A Colina, indispensável para o desenvolvimento do centro da memória no cérebro. A Colina estimula a formação de neurotransmissores que trabalham na retenção das lembranças (de preferência as boas lembranças!!!), para que não sofram um apagão mais adiante. Ela também atua na formação de novos neurônios e protege o cérebro contra doenças como Parkinson e Azheimer.
OBS: usar o ovo em sua forma cozida, pois facilita a absorção dos nutrientes e evita risco de contaminação por Salmonella. Não é para comer uma caixa por semana!!!!! São quatro unidades por semana, divididos em suas preparações de acordo com o gosto de cada um. Ovos de codorna são seis unidades até duas vezes por semana!.

#GRÃOS E CERAIS: Nutricionistas elogiam a presença desta classe de alimentos, seja sob a forma de leguminosas (feijões e soja) ou cereais integrais, tais como aveia fina, milho, trigo entre alguns. Sua riqueza em fibras ajuda a dosar a velocidade com que a glicose vai para as células do cérebro, fazendo inclusive um estoque de provisão. As funções cognitivas ficam melhores, regulam a pressão, previnem doenças neurodegerativas. Uma xícara diária de cereal no café da manhã e uma concha de feijão no ALMOÇO, cumprem esta tarefa de modo competente!.

# PEIXE CRU OU NA PANELA: Os nutrientes dos peixes são fontes inesgotáveis de saúde sempre. A gordura boa que existe nestes bichinhos (ômega-3), são aliados poderosos contra inflamações pelo organismo, ativa a circulação sanguínea, e por ser incorporadas as membranas das células nervosas, fazendo com que haja a habilidade de armazenar informações. A ciência já confirma que a presença desta gordura, contribui para o surgimento de doenças como o Alzheimer (morte progressiva dos neurônios).
Os pescados de mar aberto, de águas frias, como é o caso do atum, salmão, cavalinha e sardinha entre alguns, são campeões desta gordurinha boa!. Além da gordura do ômega três, as quantidades de proteínas são vantajosas, elas possuem glutamina e tirosina, aminoácidos importantes para a formação dos neurotransmissores, os nossos mensageiros químicos que asseguram uma ótima comunicação entre os nossos bons amigos neurônios. Uma rede bem conectada, faz com que tudo funcione em harmonia!. Os peixes devem ser consumidos até três vezes por semana, dando ênfase para o seu consumo na hora do jantar. Seu peso pode variar entre 120 e 150 gramas por porção por preparação.

# CHÁ VERDE: Sempre deve ser usado com parcimônia, seu uso em excesso provoca a baixa de plaquetas, o que pode ser confundido com a DENG!.
Seu uso começou a ser difundido, depois que pesquisas confirmaram sua atuação sobre a memória. A Camellia sinensis e a teanina, instigam e provocam a formação de novos neurônios para o controle do avanço de idade. É um inibidor da degradação da noradrenalina, o que faz reduzir a fadiga do dia-a-dia. Os níveis de cafeína são menores do que o café. Vai dar uma palestra, um seminário, uma viagem de longa distância..... toma um chazinho verde antes !!!! e boa sorte ou boa viagem!!!!.


# CASTANHA DO PARÁ: Uma por dia no café da manhã, não mais do que isso, e o Selênio necessário será reposto de imediato. As substâncias atuam sobre as enzimas responsáveis por controlar os radicais livres, moléculas que são formadas naturalmente pelo nosso organismo, e que em excesso, ocasionam a morte dos neurônios, e o consequente surgimento de doenças neurodegenerativas. O Selênio também pode ser encontrado em quantidades mais econômicas nos cereais integrais e em leguminosas.

# FRUTAS ROXAS E VERMELHAS: Lindas nos seus vários espectros de cores, bonitas, gostosas, deliciosas e que ainda tomam conta do nosso cérebro, são os melhores adjetivos que encontro para definir estas meninas: As framboesas, uvas, morangos, mirtilos e suas primas irmãs... etc.
Uma porção pode chegar até 150 gramas (meia xícara). Graças a esse belo hábito, o inicio da perda das lembranças em quem teve déficit de memória, foi atrasado em média em dois anos e meio. As frutas frescas são as mais recomendadas, as congeladas já perderam todo seu valor nutricional, e as geleias ou compotas também não têm grande vantagem, apenas açúcar!.
O vinho também pode entrar nesta conta, mas respeitando as duas taças diárias, e não um porre todo dia!. Por conta do resveratrol as atividades cognitivas ficam mais alertas, e protege os neurônios frente a agentes de envelhecimento!.

ENTÃO VAMOS PEGAR AS 7 CHAVES DO SEGREDO E SABER FAZER BOM USO!
  



quarta-feira, 25 de março de 2015





UMA TABELA PARA TER À MÃO

Maçã: Protege o seu coração, evita constipação, bloqueia a diarréia, melhora a capacidade dos pulmões, amortece as articulações;

Damasco: Previne o câncer, controla a pressão arterial, protege a sua visão, protege contra a doença de Alzheimer, retarda o envelhecimento; 

Alcachofra: Ajuda na digestão, baixa o colesterol, protege o seu coração, estabiliza o açúcar no sangue, protege contra doenças do fígado; 

Abacate: Combate as diabetes, baixa o colesterol, previne as tromboses, AVC, controla pressão arterial, suaviza a pele;

Banana: Protege o seu coração, atenua a tosse, fortalece os ossos, controla a pressão arterial, bloqueia a diarréia; 

Feijão: Evita constipações, atenua a hemorróida, baixa o colesterol, previne o câncer estabiliza o açúcar no sangue;

Beterraba: Controla a pressão arterial, previne o câncer, fortalece os ossos, protege o seu coração, ajuda a perder peso; 

Baga de Mirtilho: Previne o câncer, protege o seu coração, estabiliza o açúcar no sangue, estimula à memória, evita a constipação;


Brócolis: Fortalece os ossos, protege a visão, previne o câncer, protege o seu coração controla a pressão arterial;


Couve: Previne o câncer, evita a prisão de ventre, ajuda a perder peso, protege o seu coração, atenua a hemorróida;


Melão: Protege a visão, controla a pressão arterial, baixa o colesterol, previne o câncer fortalece o sistema imunológico;


Cenoura: Protege a visão, protege o seu coração, evita a prisão de ventre, previne o câncer, ajuda a perder peso;


Couve-Flor: Previne o câncer da próstata, previne o câncer da mama, fortalece os ossos, elimina escoriações, previne as doenças do coração;


Cereja: Protege o seu coração, previne o câncer, acaba com as insônias, tarda o envelhecimento, protege contra a doença de Alzheimer;


Castanha: Ajuda a perder peso, protege o seu coração, baixa o colesterol, previne o câncer, controla a pressão arterial;


Pimentão: picante, ajuda na digestão suaviza as dores da garganta, remove abscessos previne o câncer, fortalece o sistema imunológico;


Figo: Ajuda a perder peso, previne as tromboses, AVC, baixa o colesterol, previne o câncer, controla a pressão arterial;

Peixe: Protege o seu coração, estimula a memória, protege o seu coração, previne o câncer, fortalece o sistema imunológico;


Linho: Ajuda a digestão, combate as diabetes, protege o seu coração, fortalece o cérebro, fortalece o sistema imunológico;


Alho: Baixa o colesterol, controla a pressão arterial, previne o câncer, mata bactérias, combate Fungos;


Toranja: Protege contra ataques cardíacos, promove a perda de peso, previne as tromboses, AVC, previne o câncer da próstata, baixa o colesterol;


Uva: Protege a visão, evita o surgimento de pedras nos rins, previne o câncer, aumenta o fluxo de sangue, protege o seu coração;


Chá Verde: Previne o câncer, protege o seu coração, previne as tromboses, AVC, ajuda a perder peso, mata bactérias;


Mel: Cura feridas ajuda a digestão, previne contra úlceras, aumenta a energia, combate alergias;


Limão: Previne o câncer, protege o seu coração, controla a pressão arterial, suaviza a pele, elimina o escorbuto;


Lima: Previne o câncer, protege o seu coração, controla a pressão arterial, suaviza a pele, elimina o escorbuto;


Manga: Previne o câncer, estimula a memória, regula a tiróide, ajuda na digestão, protege contra a doença de Alzheimer;


Cogumelo: Controla a pressão arterial, baixa o colesterol, mata bactérias, previne o câncer, fortalece os ossos;


Aveia: Baixa o colesterol, previne o câncer, combate a diabetes, evita constipação, suaviza a pele;


Azeite doce: Protege o seu coração, ajuda a perder peso, previne o câncer, combate a diabetes, suaviza a pele;


Cebola: Reduz risco de ataques cardíacos, previne o câncer, mata bactérias, baixa o colesterol, combate Fungos;


Laranjas: Fortalecem o sistema imunológico, previnem o câncer protegem o seu coração, favorecem a respiração, eliminam o escorbuto;


Pêra: Evita a constipação, previne o câncer, previne as tromboses, AVC, ajuda a digestão;


Ananás: Fortalece os ossos, alivia a febre, ajuda a digestão, bloqueia a diarréia;

Ameixas: Tarda o envelhecimento, evita constipação, estimula a memória, baixa o colesterol, protege contra as doenças do coração; 

Arroz: Protege o seu coração, combate a diabetes, previne a formação de pedras nos rins, previne o câncer, previne as tromboses AVC;


Morango: Previne o câncer, protege o seu coração, estimula a memória, acalma o stress;


Batata doce: Protege a sua visão, levanta a disposição, combate o câncer, fortalece os ossos;


Tomate: Previne o câncer na próstata, previne o câncer, baixa o colesterol, protege o seu coração;


Nozes: Baixa o colesterol, previne o câncer, estimula à memória, melhora a disposição, protege contra as doenças do coração;


Água: Ajuda a perder peso, previne o câncer, previne a formação de pedras nos rins, suaviza a pele;


Melancia: Previne o câncer na próstata, promove a perda de peso, baixa o colesterol.



segunda-feira, 23 de março de 2015





MACA (Lepidium meyeni)

Por: Vera Assunçao

Nutricionista UFRJ/CRN 4/RJ

Não..... Eu não esqueci a cedilha do C nem o til da letra A. Estou falando e escrevendo sobre a MACA, um tubérculo que foi descoberto crescendo em zonas difíceis (mais de 3800 metros de altitude) mais especificamente, nas Cordilheiras Andinas, mais exatamente no Peru, em condições extremas, tanto de calor como temperaturas abaixo de zero. Este ambiente foi propício ao surgimento da MACA, uma planta que tem uma vitalidade imensa e propriedades energéticas e nutricionais que conferiu a ela o nome de “Milagre dos Andes”.
A MACA já é considerada um dos super-alimentos junto com seus parentes próximos, Chia, Amaranto e Quinoa entre alguns.  Já é conhecida e estudada para ser usada, como mais um elemento para somar a saúde de todos. A MACA possui uma boa oferta de carboidratos, fibras, proteínas de alto valor biológico tem baixo teor de gorduras saturadas, e os lipídeos (gorduras do bem) as poli-insaturadas estão presentes na raiz deste tubérculo. É rica também em minerais ex: cálcio, magnésio, fosforo, potássio, zinco e ferro; com relação às vitaminas, possui as do complexo B, B1, B2, vitaminas C, D e E.

A MACA é um suplemento alimentar 100% vegetal e o melhor é natural, possui ingredientes biodisponíveis, suas fibras são solúveis e auxiliam na digestão, atuam na reposição do cálcio para os ossos, e é um antioxidante natural. A raiz da MACA lembra as raízes dos brócolis, repolho, nabo e rabanete só diferem na cor e tamanho. A cor pode ir desde o branco até o amarelo claro ou pode alcançar tons de marrom escuro e roxo; tem de 5 a 7 centímetros. O sabor não difere em relação a relação das cores.

A MACA tem um poder exótico para muitos.... Ela aumenta a libido e apimenta o sexo!!!!, ou seja, por conta da presença de minerais e vitaminas que foram citados, eles se associam a hormônios sexuais do nosso corpo, auxiliando em muito a qualificação de uma relação sexual mais ativa..... Gostei desta parte!!!!, Sabia que estava na direção certa quando comecei a escrever este artigo!!!!. A vitamina B1 é fundamental para uma adequação na transmissão dos impulsos nervosos, que transmitem energia para o corpo o que é essencial para a libido. O zinco promove a modulação dos níveis do hormônio testosterona e da produção de sêmen, e sua falta leva a falhas na ovulação e diminuição do desejo sexual em mulheres, e impotência sexual para os homens, portanto meninos e meninas...... Vamos passar a usar MACA e não só a CAMA!!!!.

A MACA por possuir ferro em sua composição, ajuda a hemoglobina no transporte de oxigênio para o corpo todo, sua deficiência gera a anemia. A MACA também é considerada pelos povos andinos, um tônico natural que combate o cansaço. A MACA atua em todos os pormenores da menopausa que atinge a todas as mulheres, mas que por conta de suas propriedades especiais, ajuda em muito a passar por este momento, de uma maneira mais tranquila e com qualidade de vida. O uso antecipado da MACA em jovens a partir dos 25 anos, já começa a preparar o organismo para esta fase da vida de todas nós mulheres, bem como dos homens também, pois para eles, só muda o prefixo, em vez de menopausa eles passam pela andropausa!.

A MACA por conter a inulina (fibra solúvel) atua para o trabalho dos intestinos de forma regular. Como já se sabe as fibras solúveis são reguladoras naturais do nosso intestino, este dado é importante, pois elas aumentam o tempo de exposição dos nutrientes no estomago , proporcionando uma digestão melhor e a diminuição nas taxas de colesterol. Elas também ajudam e controlam os picos de glicemia, uma vez que retardam a absorção da glicose pelo organismo.

A MACA por possuir ativos para o Cálcio e vitamina D, ajudam a manter a saúde dos ossos evitando desta forma, as doenças relacionadas ao esqueleto humano.
Foi verificado em que atletas que fazem uso da MACA, têm um melhor rendimento, o segredo? A maltodextrina que é um carboidrato que resulta da conversão do amido de milho que é um polímero de glicose, explicando melhor, um composto de açúcar que é facilmente utilizado pelo organismo, e por este aspecto é absorvido de forma lenta, mas gradual, o que garante energia aos atletas em todas as suas atividades físicas, evitando um desgaste rápido e causem a famosa hipoglicemia, ou a perda da massa magra. 

 
Porção de 20g (2 colheres de sopa)
Quantidade por porção
% VD (*)
Valor energético
68kcal = 286kJ
3
Carboidratos, dos quais:
12g
4
Sacarose
0g
-
Proteínas
2,4g
3
Gorduras totais
1,1g
2
Gorduras saturadas
0,3g
1
Gorduras trans
0g
-
Gorduras monoinsaturadas
0,4g
-
Gorduras poli-insaturadas, da quais:
0,4g
-
Colesterol
0mg
0
Fibra
2,5g
10
Sódio
0mg
0
Cálcio
300mg
30
Ferro
2,1mg
15
Zinco
1,68mg
24
Vitamina A
144mcg
24
Vitamina B1
0,28mg
24
Vitamina B2
0,32mg
24
Vitamina B3
3,8mg
24
Vitamina B5
1,2mg
24
Vitamina B6
0,32mg
24
Vitamina C
10,8mg
24
Vitamina D
1,2mcg
24
Vitamina E
2,4mg
24

A MACA já encontrada sob várias formas, entre elas, o pó que pode ser misturado a quaisquer preparações (sucos, vitaminas, sopas, nas saladas de folhas ou frutas) duas colheres de sobremesa polvilhadas ou batidas no mixer é o suficiente.
Outra forma que ela está sendo comercializada é em cápsulas, em caso particular, eu não aconselharia seu uso, pois outros elementos podem estar associados na sua fase industrial.
A sua forma em natura pode ser encontrada em mercados que trabalhem com frutas, verduras, legumes entre outros, mas ainda não consegui encontra-la para ser apresentada formalmente...... mas continuo procurando, enquanto isso, faço uso do Ativo Maca, em sua forma de farinha, que lembra muito longe o gosto de mingau que eu comia quando bebê !!!.