Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 14 de julho de 2013






O RESUMO DAS PANELAS:

As principais atrizes e autoras da nossa alimentação diária são as panelas, e é com elas que temos que ter atenção redobrada, pois é através delas, e com elas que iremos ter ou não um bom resultado de tudo que é preparado no dia a dia de nossas famílias. Não adianta ter o melhor grupo de ingredientes para fazer aquele prato saboroso, e que agrada tanto, se a panela que vai ser usada para o preparo, não está adequada para esta função.

O Resumo das Panelas vai ajudar a identificar a melhor maneira de utilização de cada uma delas. Espero que este texto ajude de alguma forma a sanar dúvidas, e deixar os pratos ainda mais saborosos e seguros.

• Panela de ferro esmaltado:

A camada esmaltada impede a saída do elemento ferro para o alimento, e por isso pode-se conservar a comida, mesmo depois de pronta dentro dela. Igual a de ferro fundido, ela armazena calor por mais tempo. Só uma observação importante, ela deve ser muito bem manejada, evitando que ela sofra rachaduras na sua estrutura; pois caso ela venha a sofrer algum dano que provoque o surgimento de rachaduras, ela deve ser imediatamente afastada, e virar derrepente um vaso para plantas...... Não deve ser usada nem mais para ferver água, pois devido a esta rachadura, o elemento ferro fica exposto e em contato com todos os alimentos, e com a água, pode com toda a certeza, causar uma intoxicação.

• Panela de alumínio:

Para cozimentos rápidos ou frituras por imersão, ou ainda no preparo de alimentos secos como farofas. Evite arear esta panela, pois aquela cor escura que se forma após a fervura da água, impede o óxido de alumínio, de ter contato com o alimento. Não guarde alimentos prontos dentro dela e não use para pessoas portadoras de insuficiência renal. Estudos em andamento estão tentando identificar a relação do uso destas panelas, com o surgimento, e acúmulo de alumínio em regiões do cérebro, causa primeira do surgimento do Mal de Alzheimer.

• Panela de ferro fundido:

É considerada uma das panelas mais benéficas para o preparo de alimentos. Muito antiga, do tempo das nossas bisavós. O ferro que está associado a sua manufatura, ajuda na complementação no organismo, pois ele se funde ao alimento no momento do preparo.
Também não se deve guardar a comida pronta em seu interior, e um detalhe, esta panela deve ser usada apenas para o preparo de um dos ingredientes do cardápio, por exemplo: Se você prepara arroz, ela deve ser exclusiva para este tipo de preparo, e assim por diante. Então se possível, é bom ter mais de uma, se vai adotá-la para cozinhar os alimentos das suas refeições.

 

• Panela de cobre:

Muito linda, chama atenção, mas deve ser comercializada com a garantia da presença do elemento titânio. Isto se deve ao fato de ser uma panela muito usada para a preparação de doces e alimentos que requerem muito tempo de cozimento. O cobre é um ótimo condutor de calor, e distribui este calor de forma uniforme. Mas atenção é uma panela com curto prazo de validade, pois o organismo não deve acumular excesso do cobre, que já é confirmado, como causador de problemas gástricos e a longo prazo, pode causar desordens renais e articulares.


Panela de inox:

É uma panela com alto índice de segurança para cozinhar. Pois como ela demonstra, não oxida e não libera materiais para o preparo dos alimentos, devido à presença do níquel, que funciona como um isolante. Podem-se guardar as preparações em seu interior, na sua primeira utilização, ela deve passar por algumas fervuras de água; não se devem ariar estas panelas, para impedir a saída do níquel.

• Panela de titânio:

Novas no mercado, e com preços de compra ainda elevados, não fazem mal a saúde, uma vez que não há contaminação dos alimentos preparados nelas. São bastante resistentes e podem armazenar as preparações em seu interior sem nenhum problema.

• Panela antiaderente:

Muito prática e muito utilizada nas últimas três décadas, e vem sendo aperfeiçoadas cada vez mais. Deve-se ter cuidado com as altas temperaturas, que podem liberar uma fumaça tóxica no ambiente. Deve-se observar atenção redobrada, as rachaduras destas panelas, que podem acumular microrganismos. Seu uso tem prazo de validade restrito há cinco anos.

FAÇAM SUAS ESCOLHAS, NO USO DE CADA UMA DESTAS ATRIZES PRINCIPAIS DA COZINHA DE CADA UM DE NÓS, E UM ÓTIMO APETITE!!!

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.