Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013





Cru ou Cozido..... eis a questão,

 Aí vão as respostas:
 

Vera Assunção

Nutricionista CRN 4/ RJ  

Márcia Lacombe da Fonseca

Nutricionista CRN 4/ RJ

 

Uma alimentação saudável é requisito para se estar bem disposto para as atividades diárias. Entretanto, muitas vezes as pessoas encontram dificuldades para encontrar essa tal alimentação saudável. Muitas vezes isso acontece por desconhecimento ou por falta de orientação sobre o que colocar no “prato nosso de cada dia”.

Uma das dúvidas mais recorrentes é saber quando comer determinado alimento cru, e quando comê-lo cozido. Isso porque ao ser cozido, o alimento pode perder muitas de suas qualidades nutricionais.

A tabela abaixo aponta um determinado grupo de legumes, bem como suas respectivas composições nutricionais por cada 100g:

 
Em 100 gr de alimentos
Tomate
Repolho
Cenoura
Cebola
Pimentão
Beterraba
Broto de feijão
Caloria
15
17
34
39
28
49
39
Proteína
1,1 gr
7,9 gr
1,5 gr
1,7 gr
1,2 gr
1,9 gr
4,2 gr
Carboidrato
3,1gr
3,9 gr
7,7 gr
8,9 gr
6 gr
11,1 gr
7,8gr
Fibra
1,2 gr
    -
3,2 gr
2,2 gr
1,9 gr
3,4 gr
2 gr
Potássio
222 mg
150 mg
315 mg
    -
    -
375 mg
   -
Cálcio
    -
35 mg
    -
    -
    -
    -
   -
Magnésio
    -
    -
    -
404 mg  
    -
    -
   -
Fósforo
    -
    -
    -
    -
22 mg
    -
75 mg

Abaixo, segue a análise de cada um destes alimentos, bem como a indicação quanto à sua ingestão (crua ou cozida):

Tomate = rico em licopeno faz parte de várias saladas mundo a fora. Fruto que tem a capacidade de ajudar a evitar, a formação de tumores como os de próstata e mama.
Suas versões em forma de molhos ou cozinhado com azeite permitem um melhor aproveitamento, pouco azeite e pouco sal!!!

Repolho = o roxo leva uma ligeira vantagem em relação ao verdinho, devido à presença de antocianinas que protegem o coração. É fonte de vitaminas C e B6, fibras, potássio e fósforo. Comer o repolho cru é certeza de aproveitar todos estes nutrientes, cozinhar é certeza de perda parte destes elementos, mas não está descartado, então fique no meio termo, use o vapor ou refogue muito rapidamente no azeite. O mesmo vale para a Couve.

Cenoura = Rica em betacaroteno, que ajuda na visão perfeita, oferece porções generosas de cálcio, fósforo e potássio, deve ser consumida crua, ralada, pois detesta água quente ou fervente, se não tiver outro jeito, corte em pedaços grandes, que diminui o contato com a água, e assim que o garfo passar na sua estrutura tire imediatamente do fogo, aproveite a água do cozimento, para fazer um molho!!!

Cebola = possui vitamina B1 fundamental para transformar do açúcar em energia, não é chegada em calor, ou seja, cozimentos, pois irá diminuir as concentrações de seus elementos, principalmente a quercetina, que é uma molécula que previne tumores, que se perdem facilmente quando esquentamos a cebola.

Pimentão = o tipo Amarelo, carrega 231 mg de vitamina C, quase a mesma quantidade da Acerola. Em segundo lugar vem o pimentão Vermelho e em terceiro o Verde, todos com a mesma vitamina, quando se aquece o Pimentão, a Vitamina C, é 100% eliminada. Os pimentões possuem também carotenóides, que são os pigmentos que conferem as cores aos vegetais.


Beterraba = primeira recomendação, que também serve para a cenoura, NÃO JOGAR FORA OS TALOS!!! pois eles estão cheios de um corante super saudável, o caroteno. Estes talos podem ser usados em sopas, vitaminas ou até mesmo refogados rapidamente. Ajudam nas funções intestinais. A beterraba como a cenoura, deve ser consumida crua, para não perder suas propriedades, mas se for cozinhar, faça com a casca para não perder o seu valor nutricional.

Broto de feijão = Brotos em geral = usado em saladas, concentra mais substâncias benéficas que o grão em si. Os compostos fenólicos, são antioxidantes potentes e o ácido fólico (vitamina do complexo B), são capazes de contribuir para o melhor desenvolvimento das crianças, desde bem pequenas, também não deve ficar fora do prato das gestantes. Podem ser refogado rapidamente, ou então ferver a água, e colocá-los rapidamente, para que não percam seus elementos nutricionais, e seu lado crocante, que é seu diferencial!!!!


Fonte de consulta: Periódico Saúde (Editora Abril)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.