Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013




INICIANDO NOSSO BATE PAPO:


A Alimentação saudável parte do primeiro princípio básico, que é o consumo de água regularmente. A água é um nutriente importante em todo o contexto da nossa vida, fazendo parte do nosso DNA inicial, e deve estar presente sempre, pois corresponde a 60% do peso corporal, e deve ser consumida na sua forma potável, e na composição presente em outros diferentes meios, tais como: verduras, legumes, frutas, sucos de frutas, vegetais e leite, a quantidade de líquidos ingeridos durante o dia, deve girar em torno de 8 a 10 copos por dia ou 1,5 a 2 litros por dia....!!!. A função da água consiste em, ajudar no bom funcionamento dos rins, coração, intestinos, estômago, fígado e músculos; auxiliar na digestão, absorção e excreção das substâncias tóxicas ao organismo; regular a temperatura do corpo; transportar os nutrientes do intestino para o sangue. A água é eliminada pela urina, suor, respiração e evacuação; se há a presença de alguma patologia, esta excreção fica aumentada, e a perda de sódio e potássio também sofre uma queda brusca de seus índices. A água é uma espécie de solvente que atua no interior do organismo, pois sua ação bioquímica atua de forma a eliminar substâncias tóxicas, que possam estar circulando no interior do organismo humano.

É possível viver sem a ingestão de alimentos, mas sem água, a sobrevivência de um ser humano, fica comprometida a 100%.

Ingestão de Água:


  • Homens = 60%;
  • Mulheres = 54%;
  • Bebês e crianças = são variáveis, flutuando para índices maiores, pois sua capacidade renal, ainda está em formação.

Na lactação, a oferta de água, deve ser aumentada, devido ao fato da produção do leite materno ficar defasado pelas mudanças hormonais. A água possui dois elementos importantes, sódio e potássio que mantêm o equilíbrio hídrico-corporal. Depois desta explicação, que tal um belo copo d’água para relaxar?
 

CALORIAS:

O que são calorias?

São as quantidades de energia encontradas em cada alimento ingerido, e que vai ser usada pelo organismo humano, para a manutenção de suas atividades e funções. A ingestão de um aporte de calorias além do que o organismo necessita, acarreta o excesso de peso e obesidade (acúmulo de gordura no organismo) hoje uma praga mundial....!!! Como também a menor ingestão de calorias, ira levar ao inverso, ou seja, magreza ou desnutrição (anorexia) outra grave patologia, que já começa a fazer parte das preocupações das equipes de saúde.

CARBOIDRATOS:

Fornecem energia para todo o dia, rimou né? , mas esta rima faz com que possamos realizar as nossas tarefas diárias com tranqüilidade. Andar, falar, respirar, brincar, fazer academia etc..... Os carboidratos estão contidos em alimentos como o arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães, consumidos com a mesma moderação dos demais, os carboidratos são uma excelente fonte de força e alegria constante, pois ajudam também a liberar as nossas endorfinas!!!


PROTEÍNAS:

São as nossas construtoras, ou seja, constroem e mantêm as estruturas do nosso organismo em pleno funcionamento. Aumentam as resistências do organismo às infecções; e todos os tecidos do nosso corpo são formados por elas; são as principais componentes dos anticorpos e dos músculos. Quando a quantidade de proteínas adequadas, não é ingerida, o corpo começa utilizar-se da proteína muscular.

As proteínas são encontradas nos seguintes alimentos:

Carnes bovinas, suínas, frango, peixes, miúdos, ovos, leite, iogurtes e queijos, vegetais, (feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim e amêndoas).


GORDURAS:

Fornecedoras de energia para gastar no dia a dia, mas consumir com sabedoria e controle; algumas vitaminas precisam de quantidades de gordura para locomover-se no nosso organismo.

As gorduras estão localizadas nos seguintes alimentos:

Manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal presente nas carnes.


FIBRAS ALIMENTARES:

São substâncias que estão presentes nos alimentos, são essênciais para manter o bom funcionamento do intestino, mucosa intestinal, e auxiliam no controle do diabetes e colesterol alto. Estão presentes principalmente nos vegetais (legumes e verduras), nas frutas, grãos integrais e leguminosas = feijões em geral.

Para aumentar a quantidade de fibras você deve:

         #    Aumentar o consumo de frutas com casa;
  • Comer vegetais crus, diariamente;
  • Substituir refrigerantes por sucos de fruta natural;
  • Incluir feijão, soja, grão-de-bico, ervilha ou lentilha na alimentação diária;
  • Incluir cereais integrais, como arroz e pão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para realizar comentários e perguntas você deve se inscrever como membro do blog utilizando a função disponível na barra lateral à esquerda.
Os comentários e perguntas serão analisados antes de ficarem disponíveis na página do blog, por isso podem demorar um pouco a serem visualizados por você e pelos outros leitores.
Não se preocupe, estou recebendo suas perguntas e irei respondê-las.
Um grande abraço,
Vera Assunção.